sexta-feira, 1 de junho de 2012

OS MONGES DE ATHOS

O monte Actos é conhecido como o lugar mais sagrado e puro do mundo.
Situa-se numa península no norte da Grécia, na região de Macedónia , em frente ao Mar Egeu. É um estado dentro da Grécia , uma espécie de Vaticano ortodoxo. É constituído por 22 mosteiros , onde vivem milhares de monges e onde as mulheres estão proibidas de entrar.
Os visitantes - a grande maioria fiéis - necessita de um visto especial e as listas de espera duram meses. É o único local, em todo o globo, que ainda usa o horário bizantino, onde o dia começa não à meia -noite mas ao pôr do sol.
O estatuto destes monges é especial . Muito especial como vamos ver.
 Num dos maiores mosteiros da região, os religiosos lembraram-se que, após alguns anos a recolher verbas para a reconstrução e melhoramento do seu mosteiro - que incluiu doações de vários governos europeus e muitos fundos comunitários - seria uma boa ideia misturar a fé com o dinheiro.
Vatopedi , além de mosteiro , tornava-se num verdadeiro fundo de investimento que " se estima ter hoje activos superiores a mil milhões de euros "
Um dos negócios propostos em 2008 pelos monges de Vatopedi foi a troca de um simples lago em Athos - avaliado em cerca de 50 milhões de euros - por mais de 70 valiosos terrenos espalhados pelo país pertencentes ao Ministério da Agricultura Helénico.
A operação era ruinosa para o Estado - as perdas são estimadas em 150 milhões de euros - e acabou aprovada com recurso " a luvas " a ministros .
(Semanário Sol de hoje)
E mais
O escândalo Vatopedi marcou o ponto de viragem na Grécia e por arrasto , na Europa.
Pergunta-se:
- Quando se fala no grande problema que é para a União Europeia , quem refere este escândalo?
- Já alguém ouviu referência aos monges do Monte Athos?
- E quem reparou que ainda na tomada do último " Governo " foi feito juramento perante a Igreja Ortodoxa ?
Só para terminar.
Quando Papandreu , numa manobra de demarcação do anterior primeiro-ministro , decidiu contar  a verdade face às contas  públicas  ( afinal o défice era 4 vezes superior ao esperado -12% do PIB e a dívida pública superior a 400 mil milhões de euros ) a Comissão Europeia mostrou-se escandalizada mas há anos que sabia que as contas de Atenas não eram verdadeiras - entre 2000 e 2007 a Grécia falhou as metas do PEC oito vezes , ou seja todos os anos.
Outro facto relevante, é que a economia paralela atinge, na Grécia , perto de 30% do Produto Interno Bruto - e os gregos nada têm feito contra isso.
Diz hoje Inês Pedrosa no Sol " Coitadinhos dos gregos "
" A nação que inventou a política , está a dar dela a pior imagem possível"
Não será verdade ?
Os crânios dos monges mortos que se encontram guardados no Monte Acthos deviam constituir uma referência para uma existência de humildade onde os interesses materiais não tivessem lugar.
Mas haver um monge-empresário nesta comunidade que todos considerávamos exemplar levanta a nossa perplexidade...
Afinal onde está o amor divino e desinteressado ?
Existirá ? 

Sem comentários: