quinta-feira, 28 de junho de 2012

FIADOR ? PORQUE NÃO ?

Francisco era amigo do seu amigo. Tudo o que lhe pediam era certo e garantido que era dado com a melhor boa disposição.
Um dia, António , seu vizinho de há longa data , humildemente, diz-lhe .
- Gostaria de lhe pedir um favor , mas falta-me a coragem.
- Homem, não se acanhe. Se for coisa que eu possa fazer por si, é já.
- Preciso de comprar uma camionete. Coisa em grande. Mas , exigem-me um fiador.Será, que o meu amigo me fazia isso ?
- Claro que faço. Confio tanto em si como em mim próprio.
  Há quantos anos nos conhecemos ?
- Desde miúdos. Andámos juntos na escola.
  Nem se contam os anos. São os nossos. 
Dito e feito.
Camionete comprada.
 
Francisco, proprietário abastado, ficou como fiador.

O tempo passou e o aval foi esquecido.Nos seus negócios , António afastou-se da terra. É a vida. Não é ?
Até que um dia  , Francisco recebe uma notificação do tribunal em que é obrigado a pagar integralmente  aquilo de que tinha sido fiador.
- Como ?
 O António não era capaz de tamanha traição !
 E , como pagar naquela altura uma quantia tão elevada , quando tinha investido tanto nas suas terras ?
 Para mais , faltava um ano para tirar a cortiça.....
Completamente atordoado , Francisco que era diabético, deixou de se cuidar. Não aceitava o que considerava uma traição dum amigo.Tornou-se uma obsessão a deslealdade sofrida.
Adoeceu. 
Uma infecção num pé.
Há-de passar....
Mas , o açúcar continua a subir e ele fixado na sua mágoa.
Insulina ? 
Logo se vê.
" Tenho mais em que pensar."
Francisco morreu aos 49 anos , sem conseguir aceitar o que considerou a traição dum amigo.
Um tio  muito querido, que recordamos com saudade e ficou como um exemplo do que não se deve fazer.
Ser fiador.
Sempre temos recusado esse pedido quando nos é feito.   
E continuaremos a tomar essa atitude porque consideramos que é a sensata e justa.
Por isso
Compreendemos a história dos eurobonds.
Vejamos : 

1 comentário:

Anónimo disse...

Que história triste. Eu havia de encontrar o tal amigo, ai, isso encontrava. Mas a maioria das pessoas são cumpridoras da sua palavra, mas é como diz o ditado: mais vale prevenir que remediar. Linda