sábado, 16 de junho de 2012

DEMOCRACIA

Democracia - sistema político fundamentado no princípio de que a autoridade emana do povo e é exercida por ele ao investir o poder soberano através de eleições periódicas livres e no princípio da distribuição equitativa do poder.
                   - Sociedade que garante a liberdade de associação e de expressão  e na qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários.
Democrata - aquele que é partidário da democracia .

Não é utopia mas , por vezes , dá a impressão que é.

Pois por mais que a queiramos agarrar , ela foge-nos.
Todos se afirmam seus detentores.
Mas será que são?
 O que se está a ver na Europa é digno de uma Democracia?
 E em Portugal ?
 Há nos portugueses uma verdadeira consciência democrática ?
Em nome da Democracia actua-se como se não vivessemos uma época em que a nossa sobrevivência está em perigo?
Por favor, não invoquem o nome da democracia e dos direitos dos homens em vão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Na democracia grega os governantes eram sorteados. Calhava a honra a um estivador e logo o armador se virava contra o estivador. Sócrates colocou-se do lado do armador e isso enfureceu a sociedade grega que o condenou à morte porque a sua sabedoria estava contra os direitos do povo e pervertia a juventude.
A filosofia soctrática esteve sempre do lado dos poderosos em oposição à linha de Demótrico mas a filosofia que triunfou foi a socrática e é ela que nos governa desde sempre e que está hoje está hoje, mais que nunca, representada na Assembleia da República. É uma Democracia burguesa ao invés da Democracia popular.


J. Monteiro