quarta-feira, 27 de junho de 2012

ESPANHA / PORTUGAL

Daqui a duas horas , assistiremos ao jogo que tem em suspenso os dois países : Portugal e Espanha.
Claro que desejamos alcançar a vitória mas gostaríamos de ver, não uma Aljubarrota, mas um desafio digno e vertical. Sem ofensas , apupos e violência.
Veremos .
Contudo , acabámos de ler no Diário de Notícias de hoje um artigo que achámos tão actual e interessante do que é a Espanha de hoje que vamos copiá-lo :
" Espanha
   Está em recessão, bate recordes de desemprego , pede ajuda externa, mas mesmo assim não deixa de ser um dos grandes da Europa. E a nível mundial impõe-se como a  12ª potência económica. Com os seus 46 milhões de habitantes , a moderna Espanha é herdeira directa do reino criado por Isabel de Castela e Fernando de Aragão em 1492, ano em que conquistaram o último reduto mouro na Península Ibérica e viram Cristóvão Colombo chegar às Américas. O esplendor imperial pertence agora ao passado , mas a língua ganha terreno no mundo fora, com destaque para os EUA,projectando a cultura do país de Cervantes , Velásquez  e Picasso. Depois duma sangrenta guerra civil  e de 40 anos de ditadura franquista , os espanhóis souberam construir a partir de 1975 uma monarquia constitucional que serve de cimento a um país refém da força dos nacionalismos ".
                                   Leonídio Paulo Ferreira.
Como visitámos este mês Madrid e em Maio A China aqui vos deixámos  algumas reflexões que estas visitas nos proporcionaram.
Duas palavras resumem o que sentimos:
China - Futuro
Espanha - Passado.
Tristemente foi essa a impressão com que ficámos .
Tristemente o confessamos e temos saudade da Espanha que conhecemos na nossa infância. Mesmo após os horrores da guerra civil era a Espanha !
A grande Espanha!         

Sem comentários: