sexta-feira, 29 de junho de 2012

" Merkel não cede no Conselho europeu "

" A cimeira europeia que hoje termina deve ser parca em soluções definitivas para a Zona Euro.A Alemanha quer mais garantias de controle orçamental na Europa , antes de avançar com medidas  que tenham impacto a curto prazo, como a renegociação do programa grego, a análise da assistência à banca espanhola, o resgate a Chipre ou a possibilidade de dar mais tempo a Portugal e Irlanda. Estes temas serão abordados no Conselho Europeu , mas a decisão final só deverá ocorrer em futuros encontros. A cimeira centra-se , sobretudo, em questões de longo prazo, como o lançamento de uma união monetária e a vigilância dos orçamentos nacionais "
Segundo se diz o clima foi tenso com os países do Norte a defender os seus pontos de vista de longo prazo enquanto os do sul , pediam medidas urgentes.
A pergunta que fazemos é :
- Quem esperaria uma posição diferente ?
E acrescentamos :
- A força é deles e há que saber esperar.
  É difícil mas tem que ser.
  Há um momento próprio e só nessa altura Portugal pode avançar.
  O resto é conversa fiada de quem não é tem responsabilidade na matéria.
Grécia Portugal e Irlanda têm que ter paciência e ser responsáveis. Já se deveria ter compreendido que só haverá eurobonds , etc, etc, mais tarde. Depois de " mostrar trabalho feito" e " bem feito ".
Claro que a voz dominante foi a do poder.
A de Angela Merkel.
Quem não sabia ?


Ela é assim e não vai mudar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois eu penso que Merkel tem que mudar mesmo contra a sua vontade. Os problemas não estão só em:Portugal, Grécia e Irlanda, Então a Espanha, Itália e até a França e por essa Europa fora. Já todos estão a ser comprados pela China e até a própria Alemanha? Eu não me acredito nesta Europa, e nós vamos de mal a pior, não tarda muito que haja mais impostos, não há santo que nos valha. Linda