segunda-feira, 11 de junho de 2012

NARCISISMO

Narcisista - aquele que cultiva o culto da sua própria pessoa.
                  A pessoa que sofre deste transtorno da personalidade nalguma altura da sua vida (possivelmente na infância ) sofreu um ataque severo à sua auto estima e passou a defender-se projectando um eu idealizado que satisfaça o seu super ego. 
É exibicionista. Procura a todo o custo adquirir uma imagem de superioridade em relação aos outros.Tem tendência a sentir raiva sem razão. Tende a tratar as pessoas com desdém e  frieza .Rumina constantemente sentimentos de inferioridade que se transformam ,aparentemente ,em atitudes de superioridade.
São pessoas difíceis de aceitar pelos que lhe são próximos.

 Todos temos um pouco de amor por nós mas a personalidade com características narcisistas bem  determinantes  é algo  terrivelmente problemático e que pode conduzir a comportamentos de extrema gravidade.
Lemos há tempos que , quando existe um verdadeiro transtorno psíquico  desta ordem ,é difícil  saber se deve ser tratado pelo psiquiatra ou pelo psicólogo. Bem complicado !
Vem esta reflexão a propósito de hoje termos resolvido mostrar-nos como imagem do que achamos ser o nosso estilo -  dentro dos parâmetros da moda - o que sabemos agrada a muitas das nossas visitantes.
Não se trata de exibicionismo , trata-se duma tentativa de fuga ao futebol , que já começa a cansar   e aos milhares de euros emprestados  a que já perdemos a conta e cujos juros teremos de pagar até ao fim dos nossos dias.
É preferível um pouco de futilidade para fugir à angústia que nos persegue a toda a hora.
Não será ?
Mas , para quem não se  recorda vamos resumir o famoso mito.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostamos de nos ver bonitos e procura-se harmonizar dentro do que se pode. Gosta-se de ver o belo, o feio não atrai. Respeitando todos, gostamos mais do que é considerado bonito. Depois há o ditado: quem feio ama bonito lhe parece e aí, a natureza se encarrega de harmonizar a sociedade não é verdade? O que é preciso é amar, ter amor no coração. Não sabia que Narciso era assim tão complicado. Linda