quarta-feira, 27 de junho de 2012

ESPANHA / CHINA

Temos um hábito que cultivamos :
Visitar todas as cidades onde vamos em autocarro de turismo.
Há anos em Nova Iorque onde estávamos com uma amiga, experimentámos este meio de conhecermos as cidades e , agora , não o dispensamos.
Além de ser muito barato, permite-nos  conhecer os seus locais mais representativos. Descer onde nos apetecer. Tirar fotografias. Almoçar e depois continuar. Em Berlim , um bilhete deu para dois dias e sendo sénior é praticamente grátis.Uma recordação memorável !
Ora , que se pode dizer das cidades de Pequim e Xangai onde estivemos em Maio ?

Apenas uma palavra:
Futuro.
Embora , sem esquecer o passado ( como era possível ? ) a vida na China sabe a futuro.
Por todo o lado se sente actividade, progresso, dinamismo, esperança.
Sente-se no ar que respiramos que este país caminha a passos de gigante para a prosperidade.
Há uma onda de movimento que não se nota em Espanha.
Ela é grande. Pois é. Foi.O Império, pois claro.
Mas , agora ?
O que se sente ?
Quanto a nós a palavra certa é perplexidade.
O povo espanhol , ainda não caiu na real, como dizem os nossos amigos brasileiros. E viu-se a atitude de Rajoy  , nos últimos dias, pretendendo dar uma ideia falsa duma realidade que ele tenta esconder.
Pode comparar-se a atitude do Primeiro Ministro dos dois países ?

Enquanto Passos Coelho é a imagem dum pequeno país que assume a sua situação de inferioridade, Rajoy  pretende representar uma Espanha que já não existe.
Passado.
Pensamos que muita água tem que correr sob as pontes para que a Espanha renasça.
Será que voltará a ter estatuto de grande potência europeia ? No estado em que se encontra , acreditamos que não será no nosso tempo.
E sabem ?
Pode parecer ridículo mas pensamos que Portugal vai recuperar muito mais depressa do que a sua garbosa irmã. A sua pequena dimensão é uma ajuda ?
E , a humildade e trabalho apresentado, talvez também o seja.

2 comentários:

Anónimo disse...

Garbosa irmã, garbosa irmã, mas cá os pequeninos Lusos, deram-lhes muito que fazer e é uma espinha atravessada nas suas gargantas. Gosto deles. mas amigos amigos, negócios de parte. Quanto há bola? Perdemos mas, com honra. Mas há uma coisa que eu quero, se a final for Espanha e Alemanha que ganhem os espanhóis. Sobre se vamos cumprir a meta do défice, tenho certas dúvidas, fala-se em mais sacrifícios desta vez não será só para o sector publico isso, não me alegra nada, porque a maioria das pessoas já não aguentam muito mais. Sempre houveram pessoas com muitas necessidades, mas agora há fome em Portugal, ter necessidade de ir receber géneros alimentícios deve de ser humilhante. Para onde se caminha? Não há outro caminho? Eu penso que sim, é só ter um coração, é só olhar para baixo, é só ser humano. Mas isto, tem que ser a nível da Europa e não baixar a cabeça á Alemanha. Linda

Anónimo disse...

Las autonomías despilfarradoras; los reinos de taifas; país de pandereta.....