segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

UM CASACO BRANCO



Vamos contar a nossa história   regressando aquela \tarde  outonal em que eu , aborrecida , acompanhava a minha mãe  na escolha dos fatos para a saison que se aproximava .

Anos quarenta !

O largo onde hoje se encontra um  Dom Sebastião  polémico estava vazio .

O sr Brás mostrava tecidos e mais tecidos .
Estendia-os sobre o balcão.
Há quanto tempo ...
Horas....

A minha mãe devia achá-los muito aquém do que desejava ..,,


Foi então que ele entrou na loja .

ELE ?
QUEM ? ?

Um rapazinho de seis ou sete anos

Descalço
Calções rotos
Aparência miserável


Pedia esmola

Imediatamente a tal menina a quem chamavam Shirley começou o seu  interrogatório:

-Tens fome ?
- Frio ?
- Queres comer ?

A tudo o rapazinho respondia

SIm 

"- Então pede 
    Não te cales 
    Grita

BEM ALTO


 Faz com que te oiçam 
Não podes estar sem comer !

Olha
Toma o meu casaco .
Veste-o 
ficarás melhor !

E foi assim que perante o espanto da minha mãe e do Sr Brás o rapazinho saiu da loja agasalhado com um casaco branco com capuz que a minha mãe  tinha acabado  de comprar   em Lisboa .

A frase que mais se ouviu  durante dias foi :

"É tonta !
Maluca !

Como pode ela ter dado o seu casaco novo a um miúdo  ranhoso e  ramelento  que vai ter vergonha de o usar
Além de tudo  é um casaco de menina !"





Como reagiu o meu pai ?

Riu-se e opinou :

- Compra-se outro casaco !
Ela sabe porque o deu ...,

Esta é uma   das histórias que sempre foi contada  quando eram referidas as atitudes estranhas que eu tomava .

Acho que as últimas palavras que eu disse ao miúdo foram : .

Tens fome ?
Revolta-te !

Onde pode esta história nos levar ?
Que caminhos foram os meus ?

Talvez vos conte ...

Em 85 anos de vida as histórias guardadas foram tantas .,,

Ontem  ouvi um fado cuja letra guardei 

E NUNCA MAIS ME SENTI SÒ !



 FADO DA DESPEDIDA !

 EU NÂO PARTI


CHEGUEI !



AMANHÃ VOLTAREMOS AO TEMA

SOLIDÃO ?

Sem comentários: