quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

OS ESPANHÒIS .....E NÒS PORTUGUESES



Tendo nascido no Algarve , as visitas a Espanha eram frequentes.

Compras
Touradas
Passeios

Praticamente eram mensais .

Uma  pergunta :

O que penso dos espanhóis ?
São muito diferentes dos portugueses ?

Penso que, sob todos os aspetos, são maiores.


Depois
Também estão mais perto da Europa .

Volto a citar 

Pois confesso que sempre me senti pequena ao pé deles .

Mais barulhentos
Audazes 
Destemidos
Descarados (os piropos ...)
Violentos
Sanguinários  ( aqui entram os sentimentos de horror e medo que dominaram a minha infância com as idas constantes às touradas) .

     TOURADAS EM ESPANHA
PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX 

VIOLÊNCIA
SANGUE
MORTE 




FESTA !
QUE FESTA ?

Para mim , talvez com 7 anos , considerava o que os meus olhos atónitos viam

UMA BARBARIDADE !

FEIO !
MEDONHO !
PAVOROSO !

Os cavalos tinham em seu redor colchões por onde sairia a palha ....
O sangue corria das feridas dos toureiros / cavalos / touros 
OS GRITOS DA SA»SSISTÊNCIA ASSEMELHAVAM-SE A HURROS ANIMALESCOS ...

AS MINHAS RECORDAÇÕES  SÃO IMPRESSIONANTES !

MANOLETO
GREGÒRIO GARCIA 

CONCHITA CITRON
DIAMANTINO VISEU 
MANUEL DOS SANTOS....

Até que a minha mãe tomou uma decisão após um espetáculo especialmente sanguinário .
(Foram mortos e arrastados pela praça sete touros e transportados em braços dois toureiros ( mortos ?) 

ACABOU-SE !
SE QUISERES CONTINUAR A ASSISTIR A ESTE ESPETÁCULO SANGUINARIO 
E CONTIGO 

NÓS
NUNCA MAIS !



Nunca mais acompanhamos o meu pai 
Mas
Nunca perdíamos a SEMANA SANTA EM SEVILHA .

Se essas recordações são mais benévolas em relação ao povo espanhol?

O QUE GUARDA A MINHA MEMÓRIA ?

Sem comentários: