sábado, 15 de setembro de 2018

SANTOS ? COM PILINHA !


A mudança para esta casa , coincidiu com a morte da minha mãe e a necessidade  de esvaziar o andar da Guerra Junqueiro .
Não é possível imaginar os problemas que tive que enfrentar
.
Conhecem certamente o ditado  popular

Meter o Rossio na Betesga 

Pois foi o que se passou comigo !
Móveis e mais móveis !
Quadros!
Santos !
Fotografias !

O meu filho Carlos  ( que casou nessa altura  )   mobilou a sua casa totalmente com peças da  casa da avó mas o Diogo que é minimalista nada aceitou.
O que fazer?
 Fui obrigada a desfazer-me de muitas coisas .
Toca a chamar os antiquários ( muitos conhecidos da minha mâe ) que adorava leilões onde tinha comprado praticamente toda a mobília
Pois
As peças que todos queriam comprar eram as que eu não desejava vender

SANTOS !~Muitos dos quais ( a maioria ) tinham pertencido às minhas avós

Agora vem a narrativa do episódio divertido .



Estes dois santos foram disputados... tanton!1
Nem imaginam !

"Por favor !
Pagamos o que a Senhora pedir "

" Mas eu não os quero vender ...
Até não são especialmente bonitos . E o vestido deste  está  tão velho !...

Então o sr Quioto( que era o antiquário preferido  da minha mâe) levantou o tal vestidinho que estava quase sem cor e disse o inesperado
.
" A madame ( nessa altura era a forma de tratamento ) veja .

Ambos estes santos têm pilinha !"

Depois falou de História:

Na IDADE MÈDIA  NÃO  TINHAM  ....
Passaram a ter com o Renascimento .


"E esta Pieta também a compramos .Deve ter mais de 200 anos "

Não vendi nenhum Santo
São dezenas no Oratório...

Quanto às pilinhas por uma questão de pudor e veneração não mais as vi

Levantar os vestidinhos ?
Nem pensar ..

Sem comentários: