segunda-feira, 24 de setembro de 2018

PERCEPÇÂO E ANOREXIA


 De todos os exemplos que é possível dar, o caso do modo como os que sofrem de  anorexia e  se veem,  quando se olham ao espelho  é , sem dúvida , o mais conhecido .







Trata-se de algo que  , sendo  de todos os tempos, ultimamente ultrapassou tudo o que é possível imaginar .
No século passado , pouco se sabia desta doença .
Mas
Ela existia !

Hoje , acredito que a minha mãe sofria de uma certa  forma de  anorexia nervosa  que sempre a acompanhou .
Recordo as dietas permanentes a que se sujeitava . Ela , que era de estatura absolutamente normal, considerava-se gorda  atribuindo a todos nós , o mesmo estado .
Eu estava sempre gorda .
"Que horror , filha !Estàs gordissima ".. O meu pai idem . A própria mãe também era abrangida pelo epíteto .

Dieta da banana e leite 
Dos astronautas
Arroz  integral 
Todas as que iam surgindo..

Chegou  a um ponto de tal magreza que medico que  a seguia- Dr Iriarte Peixoto  - ameaçou  o  seu internamento compulsivo.





Atualmente está na moda .
O caso acaba de merecer a devida atenção no campo da moda  pois os manequins  foram proibidos de apresentar pesos abaixo da tabela
Praticamente todos conhecemos alguém com esta maleita ( que pode levar , em casos extremos )  á morte .
E o universo masculino não escapa á praga .,,

Há  ( e eu conheço) homens dominados por esta " maldição "



Mas
A percepção não se manifesta somente  nos que sofrem de anorexia....

Quanto a mim tem muito a ver com a nossa auto estima 
Se gostamos de nós ou   se a nossa imagem não  nos seduz ..

Penso que a percepção que temos de nós tem que ver com a"vaidade "



Não concordam ?
Estou a pensar em mim e do modo como me vejo e como vejo os outros !
E mais :
Penso naquilo que não quero ver 

NÃO VEJO !

Sem comentários: