sexta-feira, 21 de setembro de 2018

O OLFATO !


Se considero o olfato algo de importante ?


Importantissimo !
Fundamental !
Imprescindível em todos os momentos, espaços ......,memórias da minha vida

Genético ?
Absolutamente !
Recordo que toda a família da parte da minha mãe , era fanática  no domínio dos aromas.





Pois acabo de tomar conhecimento


Que o nosso olfato tem milhares de anos e constitui a família dos maiores genes do nosso organismo. 
No entanto , os cães  têm o dobro dos genes olfactivos no seu material genético do que nós .
Mas, embora os cães cheirem melhor do que nós , em muitos sentidos , nós cheiramos mais, já que temos um cérebro  mais evoluido , que interpreta melhor as impressões  olfactivas.
É absolutamente fantástico em como as minhas memórias se encontram ligadas ao olfato .
A minha avó denunciava à distância a sua presença com o famoso Feno de Portugal 


Os meus tios e pai não dispensavam o famoso Floid que ,nos anos 40,  era a marca de todo o burguês que se prezava

Imaginar a minha Mãe sem o seu  inseparàvel ?

È impossível!

Como ao sentir o cheiro aliciante da alfazema
Não é possível  impedir a presença  do meu primeiro namorado ....

O meu avô ?
Ligá-lo a um aroma ?

De modo nenhum !

Detestava !

Dizia :
" Quem cheira bem / não cheira a nada "

Está ligado sim 
Á autoridade !
Ao poder !
Ao domínio !

Mas , a ele se deve a memorável ideia de ter ordenado ao jardineiro (o Romãozinho tão estimado por todos) que desse preferência no jardim a dois canteiros :


O das rosas que era o da Senhora e o dos amores perfeitos que era  o da Menina



Canteiro desta menina  , hoje , uma idosa senhora que aqui vos deixa uma reflexão .sugerida pela associação cérebro / olfato/ memórias
.
O cérebro a trabalhar!

Sem comentários: