domingo, 16 de setembro de 2018

A OBRA NASCEU !


 Como frequentemente vos tenho referido  um destino   que não dispenso, há mais de 30 anos, é o Brasil em Janeiro  ( ( nos últimos anos na a Praia do Forte ) na Baia 



Ora
Acontece que eu adoro contar histórias
Sobretudo 
Quando me encontro na tépida água do mar desfrutando de uma companhia agradável 
Assim
Pergunto :
-Haverá companhia mais  atenta , 
e que mais me agrade do que a do meu filho Carlos ?

Impossível !


                                      A nossa praia é a mesma
Assim como é a mesma a nossa onda .
                                                       


Foi exatamente neste lugar que lhe contei  a história do seu avô , "Figura de relevo do anarquismo em Portugal "
Avô que não conheci mas cuja cultura me impressionou .
Anarquismo ?
Que anarquismo ?
Uma corrente destruidora que tudo derrubava ou algo de construtivo e de  notório alcance social ?

Falamos do homem
pensamento 
e acção
Da sua herança biológica e cultural 
Da influência que ele teve nos seus descendentes 

O Carlos ouviu 
Ouviu

Perguntas e mais perguntas

Anarquismo ?
Maçonaria ?
Que semelhanças ?

Lembrei-me do tempo da Faculdade e da atração que a  vasta biblioteca exercia em mim 
Lá , horas a fio , assimilei o pensamento de uma época extraordinariamente rica no  domínio 
cultural





Em França era assim
Dreifus em foco !

EM PORTUGAL





POIS É VERDADE


Quantos livros , desta biblioteca tão imbuída do espírito anarquista do avô Severino  não foram lidos por esta"  neta "que ele nem conheceu ? 
Acredito
Digo-o com absoluta convicção que quem de toda a família mais absorveu a cultura de uma época tão rica em contestação social 
Foi
Quem na praia do Forte em Janeiro  deste ano 

DEU A CONHECER AO CARLOS O PENSAMENTO ANARQUISTA DO AVÔ DO SEU PAI

DAÌ 
A OBRA NASCEU !

Sem comentários: