segunda-feira, 13 de junho de 2011

Viajar sózinha? Eu?

Este fim de semana, absurdamente prolongado, serviu para acentuar o sentimento de solidão em muitos dos meus amigos /as.
- Não tenho com quem viajar.
- Não sou capaz de viajar só.
- Estar tantos dias em casa é tremendo!
- Que fazer da minha vida ?

Perder o medo .

Esta é uma palavra que deve ser evitada.

Aqui ficam 8 regras básicas para arrancar :
1  -  Para começar escolha um destino que garanta segurança  - ( Eu iria até Madrid, bem pertinho e onde nos entendem bem.)
2   - Escolha um excelente hotel, bem localizado, com facilidade de transportes.( Mas ,ande a pé sempre que seja possível )
3   - Contacte diariamente familiares ou amigos, informando-os da sua rotina.
4   -Viage com o mínimo de peso possível ( vai regressar com muito mais ) e enquanto realiza as suas compras não sente a  solidão.
5   -Leve um kit de primeiros socorros e todos os remédios que costuma tomar.
6   - Ande com pouco dinheiro e veja se consegue evitar o cartão de crédito.
7   -Se necessitar de alguma informação dirija-se a um polícia.
8   - Assuma uma atitude descontraida e revele confiança.
      Um amigo meu diz que só é roubado quem quer. Tem toda a razão!
......................................................................
Assim que fizer a primeira viagem sem companhia verá como o sabor da liberdade é bom .
Não há nada que se compare ! Fazer o seu próprio programa. Ir só onde lhe apetece. Comprar o que gosta. Falar com quem lhe apetece!

A seguir a Madrid será Paris, Londres, Viena, Berlim.......
O mundo é seu.

Um exemplo :
Aqui há anos um grande amigo , após um casamento de 20 anos divorciou-se. Os primeiros tempos foram muito difíceis.Se foram ! Construiu uma bela casa no Algarve e como já estava reformado ( da aviação ) passou a viajar. Actualmente , a única dificuldade que encontra é a de não saber onde ir... A volta ao mundo já a realizou  duas vezes! A  volta ao mundo, sim senhor ! Não há continente ou   país  que não tenha visitado. Sózinho e feliz  ( lutando e conseguindo vencer as suas angústias ).
Em Setembro vai sempre para Porto Santo , onde passa o mês inteiro.
Perto dos 80 é um jovem de quem diariamente recebo uma mensagem . O interesse pela vida é uma constante.
Quando termina uma viagem ja tem outra marcada e a caminho de casa usualmente as palavras que dele recebo são :
"-Estou indo para a minha doce palhota que tranquilamente me espera"
.
Um exemplo de alguém que chutou a solidão . 

Sem comentários: