segunda-feira, 27 de junho de 2011

JOSÉ E PILAR

Não sei se o vosso serão de ontem foi semelhante ao meu.
É verdade. Passei-o a ver o documentário" José e Pilar ".
Qual a minha opinião ?
Longo. Demasiado longo. Muitas das cenas não têm o menor interesse para tomarmos conhecimento da vida deste casal tão mediático.
Depois de mentalmente termos "cortado " o que considerámos supérfluo, o que nos ficou?
O retrato fisico e psicológico do nosso Nobel da Literatura. E apreciámos a coerência do homem que pretende ser um anti Jean Barois, que deve ter lido na  sua juventude... Enquanto vimos a sua degradação fisica ,( O filme demorou anos a ser realizado , o que causa espanto e levanta alguma perplexidade ), notamos que , cada vez insiste mais fortemente em vincar o seu agnosticismo.Quero morrer de olhos abertos a  dizer Não a Deus.( Mais ou menos estas palavras. O sentido é absolutamente esse ).

Psicologicamente , mantem a sua firme disposição de não se vergar a crenças. A  sua absoluta  rejeição não apenas à Igreja mas, também a Deus. Falando só ,( mas para a cãmara)..... trasmite-nos o seu pensamento
- Sim , sou completamente ateu. O Pecado é uma criação do Poder para domínio dos outros. Céu / Inferno  o que é isso ?
Quero morrer assim.
É este o meu testamento.

TESTAMENTO ?
Neste momento tivemos a nítida percepção que o documentário que vimos é o testamento de José Saramago para a posteridade.
E que testamento !
Quantas pessoas no mundo se podem gabar de ter deixado tal testamento ?
Um testamento onde as suas idéias são repetidas até à exaustão. Onde a sua obsessão por Pilar é uma constante . Um grande amor ? Uma total dependência ?
Até que ponto o seu grito constante Pilar . Sempre Pilar. Pilar. Pilar .Pilar, não nos pode revelar um Saramago muito mais frágil do que imaginávamos ?

E Pilar ?

Pilar para mandar . Pilar para escolher . Pilar para decidir  . Pilar para dizer SIM. Pilar para dizer  NÃO.
Enquanto assistimos à caminhada implacável do escritor para o fim , vimos o esplendor duma mulher forte, decidida, corajosa, magnífica na sua feminilidade. Ela é a mãe. A irmã. A musa. A obsessão. A paixão.
A palavra que melhor encontramos para a Pilar é :  Guerrilheira.
A dizer versos ela lembra a  Pasionária .
Ontem ao vermos o filme e  a ouvirmos o castelhano de Pilar recordámos essa figura de mulher , símbolo da Guerra Civil de Espanha - Dolores Ibarruri - A Pasionária .

As cinzas de Saramago repousam sob uma oliveira, perto da sua Fundação.
Para eternizar a sua memória muito ouviremos ainda falar do trabalho que irá ser desenvolvido por Pilar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não vi o documentário e tenho muita pena, mas vou adquirir o DVD. Saramago era um dos poucos homens de palavra, forte, e não se deixou abater nem pelo poder, nem pela igreja, não enfraqueceu espiritualmente e o medo do sofrimento, não lhe enfraqueceu o espírito, não teve dúvidas, enfrentou Deus. Amou fortemente e foi amado, o amor é o pilar do Mundo, ele, teve o seu Pilar. Linda