sexta-feira, 24 de junho de 2011

" PORTUGAL DEVE SER A FLÓRIDA DA EUROPA !"

Santos Pereira , o novo Ministro da Economia num artigo que vem hoje no Sol diz :
"Gostaria que Portugal se transformasse numa verdadeira Flórida da Europa. A razão é simples: tal com aquele estado norte-americano , Portugal devia ter como uma das principais riquezas os reformados- O Estado português ainda não descobriu o verdadeiro filão dos reformados dos paises nórdicos, da Europado Leste ou das Ilhas britânicas "...." Se fosse lançado um programa de captação de pensionistas e se atraisse 100.000 reformados , com uma pensão média de 3.000 euros, haveria uma transferência anual de 3,6 mil milhões de euros por ano. Estes 2% do PIB ajudaria a combater o endividamento externo. "


Sabemos perfeitamente ao que o recém Ministro da Economia se queria referir e qual a dimensão fabulosa deste hipotético projecto.
Há anos, num cruzeiro pelas Caraíbas, conhecemos um casal português, que vivia em Boca Raton e , como estavamos em Forte Lauderdele, proporcionou-nos um magnífico passeio , justamente por aquelas paragens vocacionadas para os reformados.
O que vimos impressionou-nos verdadeiramente.
Boca Raton , uma cidade onde os idosos têm tudo o que necessitam ao seu alcance. Absolutamente tudo! - Ruas, jardins, praças, parques, casas particulares  Tudo!.
Visitámos a casa que o casal habitava e ficámos deslumbrados. Tudo dedicado a quem um dia teria possibilidades de ter problemas de mobilidadoe. Da construção ao mobilário, tudo estava destinado a facilitar  a vida.   Incrível! A casa tinha sido adquirida por eles em condições extremamente vantajosas e eles pretendiam usufruir de todo aquele magnífico conforto e beleza.

ALGARVE , O PARAÍSO DOS IDOSOS ?
Algo semelhante ao que vimos em Boca Raton?

Vamos sonhar ?
E, se o sonho se tornasse realidade?

1 comentário:

Anónimo disse...

Era bom que começassem a pensar em todos e principalmente nos idosos. Há coisas tão simples que até faz impressão as entidades não se lembrarem e quando nós deixamos sugestões, as coisas não se resolvem. No hotel que me hospedei as banheiras não têm um apoio para a saída e entrada das mesmas. Deu a sugestão por escrito o ano passado e estava tudo na mesma. Ora umas termas geralmente são frequentadas por pessoas de certa idade e muitas sós. Como nunca ninguém caiu, estão esperando por um desastre. Claro que falei com o dono e deixei por escrito novamente. Como vê é parecido o tratamento dos mais idosos aqui em Portugal. Linda