quarta-feira, 15 de junho de 2011

NO RESCALDO DO ÚLTIMO PROGRAMA PRÓS E CONTRAS

Na segunda-feira , no programa Prós e Contras falou-se muito da violência entre os jovens. Todos os intervenientes disseram, de sua justiça, o que pensavam dum problema tão actual.
-O que guardámos ?
- Apenas o que o psicólogo Eduardo Sá referiu e que passamos a sintetizar :
 Claro que existe actualmente muita violência. Não há duvida que existem regras de comportamento que têm que ser cumpridas e , caso não sejam, tem que haver punição.Os pais são os grandes responsáveis pelo clima de desorientação em que os jovens se movimentam pois eles próprios  dão constantemente exemplos de total alienação. Exemplificou com o caso de jovens que são levados aos 12 anos, pelos próprios progenitores para a discoteca   onde se iniciam no consumo de álcool e drogas .Falta de normas , de referências , de autoridade? Nós acrescentariamos : Falta de perspectivas duma vida sã subordinada a principios bem definidos que orientarão os filhos para uma existência  equilibrada , sem condutas desviantes que acarretam castigos"criticáveis ".
O bastonário da Ordem dos advogados veio publicamente blasfemar contra a sentença judicial a que foi sugeita  a jovem que agrediu ferozmente a sua colega. Castigo próprio da Idade Média ? Vociferou Marinho Pinto. Como sempre, sentimo-nos agredidos ao ouvir  a voz exaltada deste personagem que ele próprio deveria também aprender a dominar a sua índole irascível.
Desejamos que os 4 dias em que a jovem esteve detida tenham sido suficientes para a ensinar a dominar os seus instintos primários. Duvidamos. Assim como não acreditamos que a terapia indicada para o seu caso seja a permanência em casa com a tal pulseira electrónica !
Assim não vamos a lado nenhum .
Não vamos mesmo.
Pobres jovens a quem a sociedade não sabe dar o mais elementar dos bens 
Educação !
   

1 comentário:

Anónimo disse...

As crianças têm que ter regras. Mas quanto a mim os páis e muitos avós têm culpa do seu comportamento agressivo. Sobre M.Pinto posso estar a ser dura, mas encontro nele muita agressividade e inveja. Tem que estar sempre na contra maré. Um tratamento psicologico faria-lho muito bem. Linda