domingo, 12 de junho de 2011

SÓCRATES EM PARIS

Diz-se que , no interregno da sua carreira política  , Sócrates irá para Paris estudar Filosofia.
Nós, na verdade, esperariamos vê-lo noutra ocupação mais de acordo com a sua veia artística.
Quem viu a sua magnífica actuação na hora da despedida seria levado a pensar que o seu próximo destino se cumpriria na  Comédie Française.
Lá, as suas magníficas qualidades de  grande actor seriam devidamente valorizadas. Sem dúvida!
Mas, a Filosofia tem um estatuto mais abrangente. Não é qualquer um , que após uma brilhante carreira política, resolve abraçar a mãe de todo o saber. É necessária muita coragem e ambição.
Assim esperamos voltar a vê-lo daqui a uns quatro aninhos , citando Kant, Hegel, Nietche, Feuerbach ... com o maior à vontade.
Sabem que foi Feuerbach que disse a célebre frase ?
- Tudo aquilo que me mata.....fortalece-me.

Haverá algo mais oportuno ?
Força, camarada Sócrates.
Dias felizes esperam-te, sem a mínima dúvida
E um futuro maravilhoso! A aprendizagem da Filosofia vai ajudar.

"Tenho paciência e penso :
TODO O MAL TRAZ CONSIGO ALGUM BEM."
                Feuerbach

1 comentário:

Anónimo disse...

Sócrates pode citar quase todos os filósofos, mas não o vejo a citar: Hegel e outros como ele. Penso que não lhe ficava mal actor, mas ele agarrou-se demasiado ao seu personagem que não será capaz de interpretar outro papel. Por mim fiquei cheia da figura. Linda