sábado, 25 de agosto de 2018

VERDADE ? O QUE INTERESSA ?




Esta manhã , senti Agosto  em pleno  e sem saber porquê  a tristeza  chegou e  instalou-se .
Calor abrasador! Ruas desertas ! Eu sozinha .....
Sentei-me e esperei pelo pequeno almoço . Duas amigas ( mais velhas do que eu, irmãs , também algarvias) , chegaram e sentaram-se na minha mesa.

-Estás cá ? 
Milagre !
Andas sempre no laré!  Quando partes de novo ?

- Na próxima terça -feira !
Sortuda !

-Vinhas á nossa frente . De bengala .Óculos escuros ... 
Parecias , exatamente a tua mãe .
Não  eram parecidas mas agora , com a bengala , estão iguais

Que bom ! Quem me dera !Ela era tão elegante !

- E tu não és ?

- Não se compara !

-Tola ! És igual !

O táxi chegou ! Despedi-me e lá fui eu comprar os meus jornais e dar a voltinha habitual no Corte Inglês .
O condutor era idoso 
Simpático! iniciou logo ma conversa que me interessou imenso 
Verdade ?
Fantasia ?
O que importa ?



-A Senhora mora aqui ?
- Moro mesmo junto ao  Palácio Galveias .
Viver aqui , para mim é o Céu !
-E tem razão !
Eu moro no Arco cego e não me imagino  noutro sítio  !

 Talvez  a Senhora não saiba mas este quarteiro ( não o  da av. da Rupublica para a Cinco de Outubro ) 
ESTE !
Foi considerado o local ideal para se viver em Lisboa

- Não me diga ! 
-Será verdade ?

-Garanto que e !
Tem tudo ! ( Metro / restaurantes / Biblioteca /j Jardim / Caixa Gera l Depósitos / Sossego/ Silêncio 
È como viver na província !
Todos se conhecem!


E o prédio junto ao Pálacio tem História !


-História ?
Por favor conte pois é aí que eu moro 

- O  Salazar ia muitas vezes ao domingo  , depois da missa , almoçar com um grande amigo , creio que no quarto andar 

A família ainda lá habita ....


De repente , fez-se luz no meu espírito !

Recordei um comentário do meu marido , quando compramos o andar .
Um casal, extremamente simpático, ofereceu-nos a casa  o que me deu enorme prazer ( A nossa amizade começou nessa altura e permanece )

De regresso a casa o meu marido disse :

"Simpáticos mas fascistas .
Consta que Salazar era grande amigo do pai  e vinha cá almoçar muitas vezes ao domingo ".
Aliás este e um prédio de fascistas ...

Chegamos!
Amavelmente o condutor saiu  do táxi , abriu-me a porta e ajudou-me a descer.

As melhoras minha Senhora !
Espero trazê-la mais vezes !

FASCISTAS !
O tema está na moda !
Os jornais espanhóis ,hoje , abundam em notícias acerca da exumação de Franco .

A Espanha está dividida 
.
A família tem 15 dias para tomar uma decisão .
Caso não a tome o General Fascista será tresladado para local desconhecido .




Com fascistas ou sem fascistas ..

ESTE É  O MEU SÍTIO !
QUE NÃO TENCIONO DEIXAR !

SÒ ME FALTAM OS PAVÕES QUE , INJUSTIFICADAMENTE, A CÂMARA LEVOU 


Ficando em seu lugar um triste vazio .

 Voltar á minha querida biblioteca ?
Ler , sentada num dos bancos do ameno jardim do palácio ?

Pode parecer ridículo ...
Mas
DESDE QUE ELES PARTIRAM 

NÃO VOLTEI !


Sem comentários: