quinta-feira, 16 de agosto de 2018

PORQUÊ ?



PORQUÊ ?

Nas minhas longas conversas  com a minha neta  Rita
Nos longos banhos que tomávamos
Durante as refeições 
Nas tardes amenas na piscina 

Houve sempre o intuito de fazer que ela interiorizasse a importância de  algo que esta avó considera primordial

 TODOS OS NOSSOS ATOS 
 DECISÕES
 FALAR
VESTIR
AGIR

VIVER!

TEM UMA CAUSA
UMAORIGEM
UMA RAZÃO  DE SER .


NADA É GRATUITO
TUDO TEM UMA CAUSA 
ESCONDIDA MAS ELA ESTÁ LÁ

Os meus filhos acham que eu exagero na tentativa de tudo justificar mas os netos concordam e sinto neles uma aceitação   em  relação  aos " famosos casos fraturantes " que me encanta

Porquê ?

Porque
Todos os dias que vivemos  deixaram contributos para o que somos  ( não esquecendo a vertente  genética , e o seu papel dominante ).

Finalmente , nas revistas que  atualmente lemos , aparece o social , o psicológico  tudo o que nos leva a agir como agimos .

"Avó , por favor conte-me mais histórias " verdadeiras ".As tais que  a avó narra explicando as razões porque aconteceram .
Tantos dramas existiram na nossa família !
Tantos !"

A avó contou .
A Rita fixou-as e á noite, já na cama ,perguntou se as podia recapitular .
E passou a conhecer a sério aqueles que constituiram a sua tribo.

E a razão porque morreram tão jovens
Porque houve tantas uniões forçadas  ...

Tanto sofrimento inútil .

Antes de adormecermos disse :

- A avó tem que  escrever um livro  onde conte as histórias fantásticas que tenho ouvido  desde que chegamos 

  Sabe a que mais me impressionou?

Foi a da minha bisavó , mãe da avó e da coragem que demonstrou enfrentando um pai   autoritário e poderoso , a quem teve a coragem de dizer :

-"Pai , vou casar com o Domingos 
Quer o pai queira ou não o homem da minha vida é ele e  só com ele casarei ."

Casou
Eu nasci !
(A tal filha única que sempre teve tudo ..).

Sabes , Rita ?

O Tio Carlos vai em Setembro   publicar um livro ( biográfico, político/ social )  que conta a história
  verdadeira do seu bisavô / avô do teu avô Antero .

Foi em Janeiro , nas nossas férias no Brasil  que   nas  nossa   longas conversas assimilou o tema .

Pesquisou.
Trabalhou com o maior entusiasmo e

A OBRA NASCEU !
  

Sem comentários: