segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SER RESPONSÁVEL

O dicionário de Língua Portuguesa define responsabilidade  como " obrigação de responder pelas acções próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas"e o termo responsável como sendo " aquele que deve responder pelos seus actos e pelos de outrem ". Em termos etimológicos , o vocábulo responsável provém do latim respondere ,que significa apresentar-se como garante de uma promessa ou de um compromisso.
Assim , a responsabilidade, tem duas dimensões : responder por e responder a, isto é - responder pelos meus actos e responder a alguém que me confiou algo.

 És responsável pelo que cativas ....
Ao falar de responsabilidade , ocorre-nos o diálogo do Princepezinho com a raposa , onde é afirmado categoricamente que somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos :" Os homens já se esqueceram desta verdade - diz a raposa -. Mas tu  não te deves esquecer dela. Ficas responsável para todo o sempre  por aquilo que cativaste "- PRINCEPEZINHO / ANTOINE DE SAINT _EXUPÉRY .
 
Nós não vamos tão longe a respeito da verdadeira dimensão do termo RESPONSABILIDADE.
Mas, defendemos que, um dos maiores males que actualmente se verifica ,é a ausência do  respeito e consideração que a RESPONSABILIDADE NOS DEVE MERECER.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou de acordo com a opinião que deixa. Ligo a responsabilidade ou falta dela, à falta de palavra. Quem for responsável tem palavra. Hoje pessoas de responsabilidade dizem uma coisa, amanhã outra bem diferente, coisas bem loge da responsabilidade e da palavra de honra. Linda