quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

222,7 milhões de euros !!! SNS!!!


Só o IPO de Lisboa  gastou 32 milhões de euros em medicamentos e outros produtos farmacêuticos , confirma António Melo Gouveia. O director do Serviço Farmacêutico acrescentou que há um grupo de cinco substâncias -todos medicamentos dirigidos- que custaram 13 milhões de euros. Entre eles está o Tratuzumab e o Imatin.
O professor Sobrinho Simões fala da necessidade de uma instância reguladora que avalie o benefício efectivo que resulta da utililização de tais medicamentos
" Temos de definir recomendações precisas para a sua utilização......"
João Oliveira vai mais longe e fala da necessidade de aproximar o preço do medicamento ao seu valor e para isso temos de avaliar o que fazemos "E o que nós sabemos é que muitas das substâncias das quais temos estado a falar´só viram a luz do dia por existirem serviças nacionais de saúde"
O que se paga não é pouco. Só em 2011 , os gastos do Serviço Nacional de Saúde com medicamentos antineoplásicos em meio hospitalar ascendeu a 222,7 milhões de euros !!!
E nos primeiros seis meses de 2012 , despendeu 106,6 milhões de euros!!!
Então ?
Qual a solução ?
Cada vez se vive mais.
A possibilidade de se ter cancro aumenta.
A despesa com  o  SNS torna-se incomportável.
Deve ser universal?
Ai que os ricos não se tratam em Portugal, nem nos hospitais públicos.
FALSO!
Conhecemos muitos "ricos " que aproveitam o SNS que é óptimo e grátis.
Então ?
Não será altura de se pensar a sério neste assunto que é, na sua essencia, um verdadeiro cancro?

1 comentário:

Anónimo disse...

O SNS, era bom, era bom. Tudo piorou, temos que ver a verdade. Se os ricos vão neste momento ao SNS, não sei qual é o gozo. Uma amiga recorreu esta semana e esteve 7 horas para a sua consulta. Esses ricos já estiveram esse tempo? Neste momento peço a todos os santinhos que me deem saúde, porque eu não sou masoquista. Linda