sábado, 23 de fevereiro de 2013

A RECUPERAÇÃO DA AUTORIDADE

A autoridade tem que ser recuperada ?
Pela violência ?
Voltar ao tempo da menina dos cinco olhos ?

Estamos a reler este belo livro do pedagogo  José António Marina que " é uma bússola, um mapa de navegação na difícil arte de ter autoridade "
Ele fala-nos da necessidade duma autoridade responsável.
Não " é assim porque eu digo "- " Faz-se o que tem que ser feito e mais nada "porque essa autoridade já demonstrou ser ineficaz e contraproducente .

É melhor obedecer por convicção do que por coacção.

Vive-se em ambiente de total falta de autoridade.
A todos os níveis.
Por onde anda o respeito, que ninguém o vê?
Foi-se
Desapareceu
- E porquê ?
- Porque as pessoas não se sabem dar ao respeito
  Não sabem mesmo.
Pais. Professores. Políticos. Cidadãos do nosso país já repararam ao ponto a que chegámos ?
Certamente têm visto o que por aí vai no campo dos insultos e vaias......

Muito . Muito criticável.
Mas será que as pessoas com a sua conduta se deram ao merecido respeito ?
Acreditamos que , em grande parte, o pomo da discórdia reside neste senhor e no modo como ele adquiriu a sua licenciatura.
Aqui verifica-se uma perda total de autoridade.
Não gostamos da expressão , mas aqui vai:
" Ele pôs-se a jeito " 
E agora ............
Ora, em toda a vivência em grupo a autoridade, "o saber-se dar ao respeito" é imprescindível.

Não acham lindo ?
Se os irracionais conseguem ter uma convivência pacífica porque não a teremos nós?
Autoridade
Autoridade
Volta
Porque o
QUEM NÃO GOSTA ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu apanhei com essas réguas. Mas como eu, não era flor que se cheirasse, assim que acabava de levar a reguada com a mão muito esticava pedia à professora para ir lá fora, metia a mão na água fria e vinha-me a rir para a aula sem a professora ver claro. Desde que tenho estas conversas vou me lembrando de muita coisa da infância e acho engraçadas as minhas peripécias e como é bom recordar. Não estou de acordo com a violência seja onde for, mas não foi isso que me traumatizou. Enfim, tempos que passaram e que me provocam sorrisos. Linda