quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CLARIVIDÊNCIA DURANTE A RUPTURA

Uma pergunta :
- É possível existir clarividência durante uma ruptura ?
Seja o fim duma união matrimonial

A queda dum imóvel
 O fim dum sistema político/ social ?

Colocamos novamente a questão :

-  É possível existir clarividência durante uma ruptura ?

Quem pode dizer que há poder de análise durante o processo ?
Imparcialidade no julgamento ?
Calma nas decisões ?

Todos sabemos que não há.

Esta reflexão vem no seguimento do post " As lágrimas do general ". Há quem tenha dito que Garcia Leandro tinha muita razão em temer o futuro dos seus netos . E há quem tenha concordado com a nossa percepção de que essas lágrimas tinham como origem a perda de muitos dos seus direitos adquiridos.
Mas
O que é real e não virtual é que estamos a viver em plena ruptura dum sistema.
Pensamos que grande parte das pessoas ainda não interiorizou que os países periféricos estão  a sofrer algo de muito semelhante ao que viveram ( por exemplo )os países da URSS  quando se verificou a ruptura do modelo que lhes foi imposto.
Quanto sofrimento !
Quantas pessoas desempregadas por essa Europa fora !
Quantas jovens licenciadas entregues à prostituição !
Haverá quem não se recorde dos médicos a trabalhar como pedreiros ?
Agora há desemprego em Portugal, na Grécia, em Espanha........
Há fome.
Há saída em massa de jovens na procura dum futuro melhor.
Mas, nós pensamos que estamos a caminhar para uma nova ordem económica / social e, guardando muito do que tínhamos de positivo , iremos conseguir criar um novo modelo bem alicerçado , bem estruturado e que dê maiores garantias de segurança aos nossos filhos do que o que caducou por obsoleto.
O pouco que sabemos de Economia, História, Sociologia e, os muitos anos que já vivemos ,levam-nos a dizer:
- ESTAMOS A CAMINHAR PARA UM FUTURO QUE, ACREDITAMOS , SERÁ MELHOR ESTRUTURADO DO QUE O PASSADO QUE DEMONSTROU A SUA INCAPACIDADE DE FAZER FACE À NOVA ERA QUE ESTAMOS A VIVER.
TEMPOS DIFÍCEIS ?
MUDAR NUNCA É FÁCIL 

Mas lutar contra a nova era talvez seja utópico.
O mundo está em mudança.
POIS ESTÁ.
E, não se trata só de Portugal
Da Europa
Dos EUA.
É TODO O MUNDO A MUDAR.
E ,POR MUITO LEVIANA QUE PAREÇA A NOSSA OPINIÃO, AQUI FICA :

A Constança, o António, a Rita e a Marta, nossos  adorados netos ,  irão viver numa sociedade com melhores alicerces do que aquela em que viveram os seus pais.
E, não choramos pois acreditamos no futuro .

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é, não há atitudes certas em situações incertas. A URSS caiu, mas sabe-se que a miséria aumentou a insegurança também, e não foi só interna, ai haver paz, ai ser o paraíso, onde é que o paraíso está? As guerras são cada vez mais o petróleo governa o mundo e agora o ouro também. A ganância cresceu e com ela a miséria. Eu acredito que tudo irá mudar e espero de coração que seja para melhor. Sobre o General Leandro, porque não poderá ter lágrimas? Cada homem tem a sua sensibilidade e a perguntar que não foi para isto que trabalhou. Eu ponho a pergunta por mim: eu fiz o meu papel dentro das minhas possibilidades de luta contra o regime vigente quando jovem e não estava organizada por ninguém. Ouvia o que não queriam que ouvisse, lia o que não queriam que lesse e baseada nessas informações fiz aquilo que não queriam que fizesse que foi despertar algumas consciências no meu mundo do trabalho. A minha maneira foi e é o conselho do poeta: eu só sei que não vou por aí. Linda