quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

" A PNEUMONIA AO RAIO X "

Para sensibilizar a comunidade para a pneumonia  e os problemas com ela relacionados , a Sociedade Portuguesa de Pneumologia inaugura , no dia 22 de Fevereiro a exposição "A pneumonia ao raio X ", no Hospital de Santa Maria.
A inauguração será às 11he vai estar patente ao público durante um mês.
É cada vez maior o número de casos verificados : Diariamente são internadas 81pessoas e delas 16 acabam por morrer . Entre 2000 e 2009 ocorreram cerca de oito milhões de episódios de internamentos de adultos em instituições do SNS em Portugal continental. 294027 tinham pneumonia como diagnóstico principal. Em 10 anos verificou-se um aumento de 27,6% , que afecta , sobretudo, adultos com mais de 50 anos- 89,6 % dos internados pela patologia .
A partir dos 65 anos , a percentagem de internamentos por pneumonia sobe drasticamente : 71%. A idade é um factor de risco. 89,6 % dos internados por pneumonia entre 2000 e e 2009 tinham mais de 50 anos.
A média dos internados é de 73 anos. A bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumacoco ) é o principal agente causador , sendo responsável por 30 a 75 % dos casos de pneumonia nos adultos.
Assim, os nossos visitantes devem estar atentos aos sintomas e não pensem que estão imunes porque , quando menos se espera ela -a pneumonia- bate-nos à porta.

Claro que este conselho também é para si, querida amiga que hoje está muito bonita mas, amanhã ,pode sentir-se constipada ...dor nas costas .....................vai passar, não vai ?
Mas , olhe que pode ser a tal chata da pneumonia.
E o caso torna-se mais sério.


Sem comentários: