domingo, 1 de julho de 2012

MALDITA DEPRESSÃO !

Maldita depressão !
Falamos com conhecimento de causa pois ela já nos atingiu.
Foi há 11 anos. Houve uma situação familiar que nos incomodou muito por a considerarmos injusta e inqualificável ( aliás continuamos  a fazer dessa situação o mesmo juízo de valor ). Nessa altura mudámos de casa , acarretando com todos os problemas que uma mudança de residência comporta. Pois bem: de repente , sentimos que estávamos mal. Muito mal. E, na realidade o nosso organismo ressentiu-se fortemente : a tensão arterial disparou. O apetite desapareceu. Os intestinos deixaram de funcionar. Todas as madrugadas às 4 h. em ponto acordávamos e não voltávamos a adormecer.Tínhamos receio de descer as escadas no Metro. Sentíamos que estávamos num mundo que não tinha para nós o menor interesse.
 Andámos assim uns dias mas a falta de esperança e de motivação eram tão fortes que fomos ao médico , pensando sofrer duma grave enfermidade.
Ele ouviu-nos sem dizer uma palavra. Aliás , conhecendo bem a nossa maneira de ser , deve ter feito imediatamente o diagnóstico. Alguém que sempre nos viu  encarando a vida com entusiasmo, falando de projectos, viagens, partidas e chegadas , entrou logo no esquema da falta da serotonina.
- Tenha calma e não se espante com o que lhe vou dizer. Não acredita mas é verdade : está com uma depressão. Depressão . E daqui a 15 dias já estará muito melhor.
Vai fazer sem parar esta medicação. Telefona-me caso precise e ponha de lado os seus diagnósticos terríveis pois toda essa situação familiar e a mudança de residência despoletaram a doença.
Vai tratar-se , passar a dormir bem e a sua vida voltará a ser a mesma.
E assim foi.
O meu velho amigo acertou em cheio.
O tratamento começou.
Está sempre  a ser actualizado

Ele vigia .
E a vida voltou a ser bela.
Talvez até mais divertida do que dantes .
Assim :
Quando a maldita depressão chega, devemos imediatamente pedir ajuda.  

1 comentário:

Anónimo disse...

É mesmo isso, a depressão aparece com esses sintomas todos e outros ainda mais disfarçados. Mas como nunca tive complexos em procurar ajuda seja em que área for da medicina lá vou eu procurar Deus em vez de Santos. Este meu alerta e conhecimento, foi encontrado na leitura de livros do saber. Ainda bem que sou curiosa, e essa curiosidade sempre me ajudou. Voltando á depressão, ela começa sempre por sofrimentos exteriores a nós ou por infâncias inquietas. Mas estamos no século XXI, e eu diria que há remédio para tudo ou quase tudo não é verdade?. Linda