segunda-feira, 2 de julho de 2012

" CANTAR A VIDA "

Este concurso, que teve lugar na semana  passada , em Israel tem levantado acesas críticas e nós também ficámos perplexos com o evento.
Afinal do que se trata ?
Shiman Sabag, resolveu promover um concurso para celebrar a vida. A participação era limitada a vítimas do holocausto e as concorrentes deveriam ter entre 70 e 90 anos  . Assim pensou , assim executou, não tendo sido difícil a tarefa pois em Israel vivem 200 mil idosos , sobreviventes dos horrores da Guerra. 
Depois de acesa polémica o concurso realizou-se  , estando presentes dois ministros e uma assistência entusiasta e comovida que acabou por coroar Hava  Hershkowitz, de 78 anos sobrevivente do holocausto. Ela contou a sua história, igual a tantas outras . De toda a sua família ela foi a única que não sucumbiu e ali está para narrar um drama que não se pode repetir. Está a celebrar a vida pois a vida dos que estão presentes é uma vitória sobre a morte. 

 Deve-se considerar insólito e bizarro este concurso ?
 Aqueles que o condenam , repudiam a iniciativa , considerando-a mesmo desprezível e imoral. Os que a defendem e, entre eles os participantes dizem que é um modo de celebrar a vida e contribuir para que não caia no esquecimento um dos períodos mais trágicos da história da humanidade.
Nós , abraçamos com emoção a linda vencedora e também defendemos que todos os eventos são importantes para que o holocausto não seja esquecido
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bato palmas a esta iniciativa e aqueles que não concordam, não querem mais do que fazer esquecer a horrível segunda guerra mundial. É preciso não esquecer, é urgente não esquecer. Brutalidade não obrigada, nunca esquecer para que não se repita. Linda