sexta-feira, 13 de julho de 2012

ALEMANHA / FRANÇA- UMA QUESTÃO DE TEMPO..................

O director da Faculdade de Economia , Professor Doutor José Ferreira Machado dá-nos hoje no semanário Sol um artigo de opinião fascinante.
Estados de alma
   Verdun
................
" Mais profunda ,contudo, será a resultante da França e Alemanha  poderem vir a encontrar-se em trincheiras opostas na crise da Zona Euro. As recentes declarações do presidente do Tribunal de Contas francês são um agudíssimo toque a rebate. Didier Migaud , assim se chama o senhor , proclamou que, mesmo sem entrar em linha de conta com os novos planos de despesa e com a desacerelação  do produto, a França necessita de reduzir o défice em 33 mil milhões de euros em 2013 .Indo ainda mais ao ponto , considerou que a França está na " ZONA DE PERIGO " e que o próximo ano será crucial para manter a sua " frágil " credibilidade junto dos credores.
A  França senta-se , pois , no fio -da-navalha , e, pode bem ser a próxima economia da Zona Euro a estar sob ataque.Mas, relativamente às outras , existe uma diferença importante .

Por orgulho nacional ou ilusões de grandeza , penso que jamais aceitará os compromissos de soberania associados ao apoio financeiro internacional. Por maioria de razão , dificilmente aceitará também a abdicação necessária para comprar um maior envolvimento da Alemanha na solução da crise.
Portugal , Itália e Espanha , pelo contrário - mais realistas sobre o seu papel no mundo e desejosos de colocar um ponto final na crise- aceitarão todas as cedências necessárias a uma maior união política nos termos alemães .
E a França ficará isolada.
França e Alemanha frente a frente .
É aí que se decidirá o futuro do euro e da Europa.
UMA VEZ MAIS.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas parece que a Alemanha também não está no melhor dos mundos a China tem dinheiro injectado lá. Não será que a Alemanha não está também a encobrir uma crise que se aproxima de toda a Europa? Esperemos mais uns anos. Linda