sexta-feira, 6 de julho de 2012

DESAPARECIMENTO DE IDOSOS

Sabiam ?
Desaparecem mais de 150 idosos por ano e só 74 % são salvos.
Nós , não sabíamos e ficámos impressionados . O ano de 2011 foi o que registou um maior número de idosos desaparecidos , cerca de 211 , sendo o distrito da Guarda  aquele que registou mais  em cinco anos  " São problemas de saúde e, sobretudo , a doença de Alzheimer que potenciam o aumento destes casos e, temos consciência de que os números vão subir nos próximos anos . Este será um problema social bastante grave ".Afirmou o major Rogério Copeto , chefe da repartição de Programas especiais da GNR.
Nos últimos cinco anos foi registado o desaparecimento de 771 idosos, uma média de 154 por ano. Só no ano passado foram 211 os casos verificados e o número de pessoas desaparecidas com mais de 65 anos representa já 10 % do total das situações contabilizadas por aquela  força de segurança .
É no interior do país que há mais desaparecimentos.
Mais vulneráveis, isolados , com problemas de saúde, sem família nem dinheiro,  muitos deles encontram-se deslocados. Com o avançar da idade , foram levados para junto da família ou institucionalizados . Quando saem de casa  ou do lar  onde se encontram , sem sentido de orientação perdem-se facilmente.
" São muitos os idosos  que desaparecem .Trata-se dum problema de saúde mental , mas também de abandono  e de maus tratos e, nós conhecemos apenas a ponta do iceberg" , diz Maria João Quintela, da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia. " Porque a pessoa foge voluntariamente  mas depois volta e não quer apresentar queixa  porque na razão do seu mal - estar encontram-se , muitas vezes , familiares directos . 
  " É verdade. Em Portugal os idosos são abandonados da mesma forma como se abandona um animal.É urgente criar uma enorme pedagogia social  e repensar as políticas que devem ser de apoio local e de proximidade aos mais velhos ".
Estas palavras ditas por quem conhece a situação são simplesmente arrepiantes.
" São encontrados com fome, em hipotermia ou, nalguns casos já mortos "O caso mais recente refere-se a Carlos dos Santos Quaresma , que nunca mais foi visto desde 3 de Março deste ano. O idoso de 74 anos , residente em Piódão , sofre de Alzheimer  e vestia na altura do desaparecimento calças e camisola de cor azul.
Será que neste país não há  lugar para velhos?
E para crianças ?
Tão triste !

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sabia deste desastre, sim desastre, que é o nome próprio a dar a este grave problema. Ás vezes ainda se pensa: não há família, encontramo-nos sós, mas será que se está tão só? Parece que é melhor estar só que mal acompanhado, não é verdade? Pobre gente abandonada. Este país não é para ninguém, não adianta, estamos perdidos nesta sociedade onde só há sonhos para muito poucos. Linda