quinta-feira, 19 de julho de 2012

O HOMEM DE NEANDERTAL E AS PLANTAS

Achamos graça à história.
Ontem , numa das nossas idas ao Celeiro, para nos abastecermos do que necessitamos para as férias, foi-nos referido que, para a digestão ,o chá de funcho era óptimo.Como temos absoluta confiança no nosso habitual conselheiro comprámos o referido chá que está aprovado. Mas ele também referenciou a camomila , que disse ser , praticamente , a mesma coisa.

Para a próxima vez , será  camomila.
Ora, o engraçado é que lemos hoje um artigo que refere que os homens de Neanterdal já conheciam a camomila !
Estes parentes do homem moderno , que o antecederam no Velho Continente  e que se extinguiram misteriosamente há 37 mil anos , tinham conhecimentos nutricionais apurados e tudo indica que já utilizavam certas plantas com intuitos medicinais. É o que sugere a descoberta dos primeiros vestígios moleculares de plantas curativas encontrados nos dentes de um desses indivíduos , que viveu há 50 mil anos.
Duas das plantas que deixaram rasto nos dentes estudados são a camomila e o milefólio , também conhecido por mil-em-rama.
A primeira tem um efeito calmante e a segunda possui propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes.
São as conclusões dum estudo acabado de publicar por um grupo internacional , liderado por investigadores espanhóis , na revista científica Naturwissenschaf-ten. A equipa da Universidade de Barcelona, analisou os dentes de neandertais encontrados em El Sidron, nas Astúrias , Espanha.
Se vamos continuar com os nossos remédios naturais ?
Claro
Sempre que seja possível.
Eles lá tinham as suas razões .
Porque não os imitar também nisto ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Para começar tenho mais respeito por o homem de Neandertal, que muitos homens do século XXI. Dou muita importância aos antepassados mesmo aos mais longínquos. Pois que nestes momentos conturbados e egoístas não se dá o devido valor. Também vou usando as plantinhas, mas sempre avisando o médico de tudo que tomo.Linda