segunda-feira, 9 de julho de 2012

" A SALVAÇÃO DA UNIÃO " / Bernardo Pires de Lima

No passado dia 5 de Julho, lemos  no Diário de Notícias um artigo de Bernardo Pires de Lima ( investigador universitário ) que nos impressionou e que vamos analisar convosco.
Primeiro , peço que olhem com muita atenção para o mapa e vejam bem a situação geográfica da Turquia e os países que tem como vizinhos. 
Vejamos o artigo :
" Há um mês , o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros , Guido  Westerwelle, foi a Istambul  defender a aceleração da adesão da Turquia à UE. Na semana passada , 16 chefes da diplomacia europeia europeia ( entre eles o alemão , o polaco, o português , o britânico  e o espanhol ) assinara, uma carta conjunta de incentivo ao regresso ao processo de adesão .  
Porque fazem isto agora ?
O momento europeu é particularmente frágil , ninguém tem dúvidas disso. Chegámos à fase mais decisiva da integração europeia : a iminência do colapso com origem em Atenas;os efeitos nos elos mais fracos do Sul da Europa;países balcânicos , alguns sem qualquer coesão interna , com a adesão à porta, sem sabermos se haverá condições para os acolher; O Norte  com uma visão espartana no combate à crise ; a fronteira indefinida a Oriente , com a Ucrânia  e a Bielorrússia  como incógnitas quanto ao tipo de  regime ; a Rússia com interferência na política energética ; o Norte de África  e o Médio Oriente  num processo de transição com mais convulsão do que estabilidade .
Onde fica a Turquia ?
Erdogan responde :
- As exportações turcas passaram entre 2000  e 2010 de 35 mil milhões de dólares para 135 mil milhões ; o PIB  cresceu em média 5% nessa década e 8,5 em 2011.
O Investimento directo estrangeiro para a Turquia passou de de uma média de mil milhões /ano nos anos 90 para 10 mil milhões / ano na última década. 
É , em periódicas sondagens , o país mais atractivo para várias sociedades do Médio Oriente,
A Ambição de Erdogan é tornar a Turquia numa das 10 maiores economias  do mundo em 2o23, ano do centenário da República .
A sua adesão alteraria os grandes equilíbrios ( Paris - Berlim  com Londres - Ancara ). Seria tudo diferente.
Mas  a melhoria da dinâmica económica e a influência geopolítica na vizinhança  fariam dessa UE um bloco mais forte e preparado para a concorrência mundial do que o actual .
É apenas isto que está em jogo ."
Nós que adoramos Istambul (que é uma cidade que sempre nos fascina ) temos a percepção que este artigo ,que consideramos duma análise exemplar ,será o primeiro de muitos que virão  para nos revelar que a UE precisa deste país  mais do que nunca.
Deixamos a pergunta que é mais pertinente do que à primeira vista pode parecer
A salvação da União Europeia está na Turquia ?

1 comentário:

Anónimo disse...

A ver vamos como diz o cego. A população é de 82 milhões, o peso é grande, o governo não é tonto, tem sabido lidar com as fronteiras. Que pensamento estará na cabeça de Merkel? Mas como eu penso que a Europa está de rastos e que nada a vai salvar a não ser que mude de politica, espero por o que vem por aí. Linda