segunda-feira, 23 de julho de 2012

" PERSONALIDADES PATOLÓGICAS "

Este foi um dos livros que trouxemos para férias.
Porquê?
Porque nunca é demais tentarmos entender os comportamentos. As reacções. O modo de estar na vida dos que nos rodeiam.
A mente humana é de tal modo complicada que as atitudes extremas vêm donde menos se espera. Quem diria que James Holmes , o assassino de Denver , seria capaz dum crime de tal envergadura ?
Jovem tímido. Excelente aluno. Cumpridor e recatado prepara durante tempo indeterminado , com requintes de crueldade uma acção para a qual não há palavras capazes a qualificar.
Porquê ?
Quais as suas motivações ?
Traumas ?
Impulsos ?
Personalidade histriónica?
Personalidade esquizóide?
Personalidade ansiosa ?
Anancástica ?
Dependente ?
Narcísica ?
Depressiva ?
Paranóide ?
Os que o rodeavam terão alguma vez sentido que o seu comportamento era estranho ?
Como geria ele os seus afectos ?
Muitas vezes , os familiares destas pessoas afirmam que apenas notavam a sua solidão, tristeza ou violência mas  nada que indicasse um comportamento de tal modo desviante.
Contudo, o ano passado na Noruega. Agora na América o mundo é assombrado por mortes violentas cometidas por adultos jovens que ultrapassam todos os limites do " normal ".
A Psicologia procura explicar. Nós procuramos aprender.E, cada vez se impõe com mais força  uma maior cultura neste domínio , uma preparação mais elaborada para a desmistificação das patologias da mente.
Porque são patologias.
Que tratadas a tempo talvez evitassem a crueldade e o horror destas mortes inocentes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois o problema é que anda tudo a olhar para o seu umbigo e ninguém repara no outro. Havia algum sinal que nem: professores, amigos e família repararam. Até armeiro onde ele foi algumas vezes, chamou a atenção das autoridades. Esta sociedade é de lucro, não é de sentimento. Por mim culpo uma sociedade cega. Resolve-se com a pena de morte, será? E os que ficam, e os que vão aparecer? Linda