quinta-feira, 19 de julho de 2012

FALA - A MASCOTE DO PRESIDENTE FRANKLIN ROOSEVELT

Franklin Roosevelt foi Presidente dos Estados Unidos da América durante quatro mandatos , liderando o país durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial . Depois da sua mulher Eleanor , a sua companhia preferida era Fala, um scottish terrier que alegrou os seus últimos cinco anos de vida.
Fala chegou à  Casa Branca  a 10 de Novembro de 1940 , como presente dum primo de Roosevelt.
Pouco depois da sua chegada, o pequeno cão teve de ir ao veterinário devido a problemas de estômago.Um rápido exame revelou a causa : todo o pessoal da Casa Branca o mimava com petiscos e excessos de comida. Para evitar problemas futuros , Roosevelt decretou que Fala passaria a comer unicamente da sua mão.
O pequeno cão passou a acompanhar o presidente por todo o lado. Fala assistiu à Conferência Atlantic Charter , no Quebec e a conversações com o presidente do México em Monterey e chegou a ser protagonista de um incidente político.Em 1944, durante a sua campanha para eleições presidenciais , a oposição republicana acusou o presidente de ter desviado um destroyer para ir buscar Fala, que tinha ficado para trás numa das escalas.
Durante um jantar de campanha em Washington , ele enumerou várias calúnias que a oposição lançava contra ele  :
" Os líderes republicanos não se contentam em me atacar assim como à minha mulher e filhos. Agora também atacam Fala.Bem , na verdade eu não me importo com os ataques , nem a minha mulher e filhos. Mas Fala importa-se.É escocês. Assim que ouviu dizer que os republicanos ficcionistas dentro e fora do Congresso tinham fabricado a história de eu o ter deixado nas ilhas Aleutas e que mandara um destroyer buscá-lo , à custa do dinheiro dos contribuintes , gastando milhões de dólares - a sua alma escocesa enfureceu-se . Nunca mais foi o mesmo cão ".

Após a morte de Roosevelt em Abril de 1945 , Fala não foi esquecido. O pequeno cão seguiu o cortejo fúnebre desde Warm Springs , Georgia , até Wahington e esteve presente durante as cerimónias religiosas.
Depois passou a viver com Eleanor , tendo sido mencionado com frequência na sua coluna para o jornal My Day.
Mas , sabe-se que Fala nunca esqueceu o seu dono . Quando o acompanhava , o carro em que seguiam era sempre escoltado pela polícia com sirenes ruidosas. Pois , mesmo já velho, Fala ao ouvir uma sirene corria para a porta , acreditando, talvez , que Roosevelt vinha para casa.
Hoje em dia , no Memorial a Franklin Delano Roosevelt , em Washington , um Fala em tamanho natural  está sentado fielmente ao lado do seu dono , tal como  foi na vida real.

Esta é uma das histórias do livro
  " 100 cães 
que mudaram o mundo
Os cães mais importantes da História."
Como sabemos que Roosevelt é uma referência importante para todos nós , por isso optamos por vos citar Fala.
Mas, há muitos outros episódios  na obra   que gostarão de conhecer em que o protagonista é o maior amigo do homem.
Será ?
Cada vez mais, acreditamos que sim.
Pensamos que a causa de tanta fidelidade deve ter uma razão científica.
Lá chegaremos.  

1 comentário:

Anónimo disse...

Não conhecia esta linda historia. Eu penso que o amor faz milagres, seja dirigido ao ser humano ou aos animais. Amor com amor se paga. Linda