quarta-feira, 11 de julho de 2012

NA ALEMANHA ...............................

Viriato Soromenho Marques
   Professor universitário
Gostamos sempre de o ouvir. Calmo, profundo sabe o que diz e compreendemos o que não diz.
Assim , vamos resumir um artigo seu de opinião que apreciámos especialmente ,mas que não nos proporcionou nenhuma novidade pois já conhecíamos " O ânimo da Nação ". Alemã. Claro . Pois é da Alemanha que se trata.
Resumindo :
O jornal Der Spsiegel resolveu abordar frontalmente , o tema que mais interessa ao futuro dos europeus
O que pensam os alemães sobre a crise europeia , e até onde estão dispostos a ir ?
Eis os resultados :
- Curiosamente o partido de Angela Merkel não é o campeão das recusas ( com 52% de desistentes ) . O SPD tem 54 % de descontentes com o euro. E o partido mais  à esquerda , Die Linke , tem 68 % de eurocéticos. Do arco governativo , só os Verdes ( Die Grunen ) apresenta uma clara maioria a favor do euro (64% ) .
Qual a moral da história ?
A maioria dos alemães reflecte e alimenta a fábula moralista do irresponsável discurso dominante  entre os políticos e economistas , que só fazem contas aos custos da estratégia de austeridade exportada , que eles próprios criaram , descurando os riscos e custos sistémicos para a própria Alemanha  do desmantelamento da Zona Euro.
Compreendemos melhor a chanceler Merkel .Mas isso não significa que a possamos desculpar pelo seu papel central na tragédia europeia em curso "
Nós , apenas dizemos.
- Não gostaríamos de estar no lugar dela.
 De modo nenhum.
E quem pensa que os alemães estão dispostos a fazer mais sacrifícios pela manutenção da UEM  e do euro está completamente enganado.
Esperamos para ver
Mas......................
Apenas dizemos :
- Será possível não nos preocuparmos com o futuro ?
  Com o que nos espera?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei porque é que os Alemães não põem a mão na consciência, porque segundo parece eles estão em divida com a Europa, ainda do tempo da II grande guerra, mas vou ler sobre o assunto, mas é mais ao menos isto que digo. Linda