quinta-feira, 1 de outubro de 2020

UM FEUDALISMO EM MINIATURA


A história - historias - são tão ricas de pormenores que vou tentar  resumir o máximo , tentando que entrem nelas .

Um casal :

FRANCISCO DUARTE  E MARIA  LÚCIA 

QUATRO FILHOS :

Francisco Duarte 

Maria Duarte

José Duarte 

António Duarte 

Na faculdade de Letras, em Historia , ao estudar o Feudalismo ,uma constatação aconteceu :

Nas devidas proporções 

O meu avô  era  UM SENHOR FEUDAL .PEQUENINO / MAS ERA-O 

Não só tinha extensas propriedades como os poderes e direitos que detinha  eram senhoriais .

Os quinteiros ficavam com um quinto das colheitas .O meu avõ tinha  de lhes dar assistência em 

caso de doença .,,  era ele que redigia os testamentos .... Se faltasse água potável era obrigado a fornecê-la tirando-a dos seus poços ..

.Muitas mais normas obrigatórias que ele cumpria religiosamente . 

Primeira metade do século XX em Portugal !

Um exemplo a que assisti muitas vezes :

Um trabalhador ficava doente . Deixava de trabalhar .

O meu avô chamava-o e dizia :

- Vá imediatamente ao médico . Enquanto estiver doente, pago-lhe todas as despesas   

Absolutamente todas, mesmo o médico e remédios   .

Caso o caso seja outro e não goste do que faz ....

Escolha um ofício diferente !

Tem que trabalhar no que gosta .

De pedreiro podia passar para jardineiro De caiador para calceteiro ......

A minha avó tinha diariamente á porta  da sua casa uma fila de mendigos á espera de pão 

O meu avô  detestava o espetáculo .

Mandou construir uma padaria , com padeiros impecáveis( de branco vestidos ),onde os pobres

  tinham direito ao seu pão diário . Só seria pago por quem tivesse possibilidades.

ERA BONDOSO ?

TENTAVA SER JUSTO !

AMADO ?

QUERIDO ?

RESPEITADO !

QUANDO MORREU OS SEUS QUINTEIROS CHORARAM- NO TENDO SIDO ELES A 

LEVAR AS BORLAS DO SEU CAIXÃO.

ELA ?

A MARIA LÚCIA ? ( Para todos os que a amavam A Senhora D. Bia )

A MÃE DOS POBRES !

A SANTA !

Como Senhor da terra deixou uma recordação que estou convencida já totalmente desapareceu .,,

Uma geração decorreu !

Todos já faleceram

Apenas


Passados tantos anos ...

Mais de 50 !

Essas memórias estão totalmente presentes em mim porque testemunham um passado de incrível violência .

Dor . Sofrimento . Amores contrariados . Paixões incontroláveis 

Mortes prematuras.  

HERANÇAS INJUSTAS !

Porque recordo todo esse tempo que , praticamente , só em mim deixou marcas duradouras ?

PORQUE QUIZ O DESTINO 

QUE 

A HERDEIRA 

TIVESSE SIDO EU !

Sem comentários: