sábado, 24 de outubro de 2020

A PSICOLOGIA DA PANDEMIA


 Confesso que, hoje, me perdi no caminho .

O meu tema partia do artigo lido no Expresso de hoje

"A Psicologia da pandemia "

do psicólogo clínico forense 

Mauro Paulino 

" A pandemia de covid -19 veio criar impacto na saúde psicológica de todos os cidadãos e  acarreta  uma série de repercussões psicologicas , físicas , sociais e económicas de grande relevo . A alteração prolongada do contacto social pode gerar ( e gera ) mudanças marcantes nas nossas vidas , particularmente na população mais vulnerável .... 

(eu que o diga pois 3 meses sem sair de casa não só me fez perder massa muscular como instalou em mim um sentimento de insegurança que ainda não consegui dominar ...)

É por isso fundamental  que os decisores políticos privilegiem o contributo da ciência psicologica no momento em que se vive . 

" a intervenção psicológica tem como um dos principais objetivos intervir o mais precocemente possível , evitando , desde logo , que as pessoas desenvolvam respostas desadaptadas ."

Contudo , penso que a minha divagação talvez tenha sido útil .

Amanhã iremos para a saúde mental .

Mas , atrevo-me a perguntar:

- Como é a saúde mental   de quem se olha ao espelho e depara com uma imagem que em vez de lhe agradar a repele ?

SAÚDE MENTAL ?

Ou

Repulsa ?

Tristeza ? 

Desilusão ?

A Psicologia trata da alma 

A Estética do corpo .




É   OLHAR-SE AO ESPELHO 

AMAR A SUA IMAGEM   !


ENTÃO ?

TALVEZ EU NÃO ME TENHA PERDIDO NO CAMINHO ...

TALVEZ UMA / UM DOS MEUS SEGUIDORES 

ESTEJA A PENSAR :

Será que estou a prejudicar-me ?


Estou a avaliar a minha aparência de forma negativa ?

Devo mudar ?


VOU COMEÇAR !

AGORA !


QUEM NÃO QUER SER FELIZ ?

-POSSO MUDAR ?


CHEGOU O MOMENTO DE SE ASSUMIR !

Sem comentários: