quinta-feira, 15 de outubro de 2020

CÃES SALVAM VIDAS HUMANAS



Cá estou eu , esta manhã, perto das duas oliveiras que, a Isabel ofereceu ao Diogo como presente nupcial .
Que presente maravilhoso ! 
Nunca nada de semelhante me tinha sido dado presenciar ...
Mas hoje
não iremos falar da minha família 
Nem dos preparativos e surpresas que este casamento original nos trará .
Sim do que vai pelo mundo e de qualquer modo me impressionou .

Vamos começar por uma notícia vinda num jornal português ( Norte/ Sul ) e que tem que ser devidamente destacada .

"ENSINA CÃES 
A SALVAREM VIDAS
HUMANAS " 
 
Marco Saraiva 
Idade -25 anos
Naturalidade - Viana do Castelo 
Profissão - Treinador de cães 
Residência Braga 


" Vianense de 47 anos , casado e com duas filhas , Marco treinou o seu primeiro cão aos 22 anos , ajudado por um ex militar da Força Aérea .  Desde então , não parou . Com o tempo aprendeu a educar em vez de treinar os animais .
Num congresso em Espanha , foi convidado a participar em missões de salvamento em catástrofes naturais . Em 204 , um deslizamento de terras nas Filipinas provocou 900 mortos . O telemóvel d Marco tocou .Ele partiu em missão 
Embarcou com a ONG espanhola para Manila, sendo transportado em helicóptero , junto de dois cães  e restante equipa para o cenário da catástrofe:

" Os cães  começam a vasculhar os escombros tendo sido treinados para salvar vidas . Entram em buracos  onde nós não conseguimos entrar e , se tudo correr bem ...encontram sobreviventes .
A missão mais dura da sua  vida foi no Haiti onde um sismo foi fatal para 316 mil pessoas . O meu cão descobriu 30  pessoas e conseguiu resgatar todas ."

Afastado do terreno , Marco etá a educar cães para a deteção de células cancerígenas através do olfato .

Em paralelo , na prisão de Santa Cruz  do Bispo , em Matozinhos , desenvolve um método de reabilitação de reclusos através do convívio com cães .


O que se pode dizer desta incrível  profissão ?

-Marco ....  como eu gostava de o conhecer ...."

Perguntei ao meu filho Diogo se, nesta  sua  linda e acolhedora casa, não havia lugar para um cão pois desde muito novo sempre foi algo do seu maior entusiasmo e ouvi :

- Claro que , logo que possível , o teremos . É apenas uma questão de tempo 
( Tempo para esquecer o Clint e a Caike - dois pastores alemães que faziam parte da  família e cuja perda ainda não foi esquecida ...)


-Porque considero quase imprescindível a existência dum animal para completar a família ?
Talvez porque a sua percepção incrível continua a fascinar-me ....

Se tenho histórias reais comprovativas dessa estranha  ligação entre a nossa família e este animal ?

( O cão do meu avô - um rafeiro que sempre o acompanhava - morreu sobre a sua sepultura onde permaneceu sem comer nem beber até ao fim dos seus dias ... Não resistiu á perda do seu grande amigo )  

Sem comentários: