quinta-feira, 16 de maio de 2019

UMA HISTÒRIA REAL / SÈCULO XX


Esta história ( totalmente verídica ) tem vários episódios .
Vou tentar resumi-los :

Primeiro.



TEMPO ?
Final dos anos 30 ..
Ainda sem a presença de D.Sebastião .
A cena ocorreu nessa casa que agora tem um toldo verde , em frente da estátua 

 (Creio que estou a localizar bem ...)
Aí existia a loja do Sr Brás , um dos estabelecimentos mais conhecidos da cidade .

A minha mãe fazia lá as suas compras , confortavelmente sentada numa cadeira, vendo o Sr Brás desdobrar perante os seus olhos os tecidos" acabados de chegar da capital "
Eu acompanhava-a 
Tinha que ser !
Vestida com um lindo casaco branco com uma pequena gola de arminho , tentava ultrapassar o aborrecimento fazendo desenhos sobre o balcão .

Ele entrou .

Que ELE ?

Um miúdo pouco mais velho do que eu . Sem sapatos . Mal vestido . Desgrenhado . ...
Pedia esmola ...

Imediatamente o "ataquei ":

-" Tens fome ?
Queres comer ?
PEDE 
Não te cales .
Têm que te dar ...
Olha 
Toma o meu casaco .
É para ti !
Leva-o "

O miúdo , sem nada dizer , pegou no casaco e perante o espanto da minha mãe e do Sr Brás saiu .
Desapareceu !

E agora ?
"Esta miúda é louca ! Um casaco novo ! Lindo !  Comprado em Lisboa ...
Ficou sem ele ..Para que quer o miúdo o casaco ?"

Chegamos a casa sem a exaltação da minha mãe ter desaparecido
Rindo o meu pai limitou-se a dizer :

" Compra-se outro !"

O rapaz , herói desta história, limitou-se a protagonizá-la em silêncio .
A minha mãe , totalmente fora de si , aplicou-lhe todos os adjetivos denunciadores da sua repulsa .
Desde   "rameloso a imundo"  foi pródiga nos seus mimos ......

Sem comentários: