quinta-feira, 9 de maio de 2019

EU E A GENÈTICA



Quantas vezes já vos confessei a minha paixão pela Genética ?

A história que vos vou contar é meia louca mas ilustra  a razão deste entusiasmo .

A minha avó foi uma pessoa carismática .
Muito querida . Amada. Respeitada . Uma referência para todos os que com ela lidavam .

Eu
Só a via nas férias.
Quando era criança visitava-a frequentemente , adorando-a .
Mais tarde viemos morar em Lisboa . O meu avô  morreu e ela vinha frequentemente passar temporadas connosco .
Nessa altura os laços estreitaram-se  e todos diziam que as semelhanças de comportamentos de ambas eram impressionantes .
Matinées ?
Nas minhas férias não ficávamos um dia em casa .....
Gostos ?
Preferencias ?
Atitudes ?
Total fotocópia .

Morreu antes do meu casamento  deixando em todos nós uma saudade imensa .

Aconteceu que duas das suas empregadas domésticas vieram servir-nos .
A costureira e a  cozinheira .
O que passou a acontecer ?

Em breve passaram ambas a dizer .

" A menina tem a avózinha com ela .
É impossível não ter .
Tudo o que faz é como a Senhora fazia . Não pode ser normal ...
O espírito da avó está na menina ".

Em Lisboa  vivia nessa altura uma prima minha , filha do irmão mais velho da minha mãe .
Os nossos maridos tinham pouco tempo livre para viajarem e nós ambas , sempre que nos apetecia , davamos um saltinho a Nova Iorque . Brasil. Itália .
Onde nos apetecia .

Recordo um dia em que ambas regressávamos do Rio de Janeiro .
Conversávamos e ríamos no avião
Éramos da mesma idade  e gostos semelhantes .
( Faleceu passado pouco tempo vítima da doença dominante na família -. diabetes )

Foi nesse dia que ela me disse .
" Vou dizer-te uma coisa que te vai levar a pensar que estou louca .
Mas tenho que o dizer :

- A Laura e a Maria dizem que tu tens o espírito da nossa avó .
Pois fica a saber que também acho .
Nesta viagem senti que era ela ( e sabes que cresci na sua companhia )  que me acompanhava 

IMPOSSÌVEL SERES TU .
ELA ESTÀ CONTIGO !

A NOSSA AVÒ ACOMPANHA-TE "


Mais tarde ouvi a mesma opinião dita pela tia que há pouco faleceu .
" Não és parecida fisicamente com ela (sua sogra )mas és igual em tudo .

ESTÃO A VER O NOME QUE SE PODE DAR À GENÉTICA ?
O MODO COMO ELA ERA VISTA NO FINAL DO SÈCULO XX ?

-O SEU ESTUDO ACABOU ?
-RESPONDO QUE AINDA NOS FALTA SABER MUITO !

Sem comentários: