terça-feira, 28 de maio de 2019

DOIS IDOSOS (80 ANOS ) REALIZADOS !



Mário Vargas  Llosa
Nasceu a 28 de março de 1936
Eu
(A vossa amiga de OS REENCONTROS)
A 11 de dezembro de 1933 ,

Como estão a ver tenho mais três anos do que o ilustre Nobel .

Ambos ( claro  que  não olvido a minha modéstia ) temos algo em comum
O QUÊ ?
UMA VIDA OCUPADA .

Isso é bom ?
Respondo que é fundamental

A literatura ocupa-lhe todos os tempos livres .
É um estimulo .
Um entusiasmo 
Embeleza-lhe a existência .

Aliás nesta longa entrevista deparamos com um um idoso / jovem que encara a vida com entusiasmo e otimismo . Defensor acérrimo da liberdade . Um homem sem medo que sabe ultrapassar obstáculos  e acaba vencendo .
Quem se refere hoje ao seu divórcio inesperado ? Á oposição da família ? Ás barreiras gigantescas no ponto de vista material que teve que derrubar ?

" Creio que com os anos acumulei experiências e isso refletiu-se na escrita .Eu próprio me dei conta que  o passar do tempo pode ter afetado a minha escrita  no modo componho as histórias e as escrevo .
" A man for all seasons " -" um homem para todas as estações .
Esta formula pode aplicar-se muito á velhice  que é uma estação da vidaTodas elas oferecem oportunidades e em todas há muitas possibilidades creativas que correspondem a cada uma delas "



Eu pergunto :
-Como seria hoje a minha vida, se o meu filho Carlos não me tivesse incutido a ideia de criar Os Reencontros ?
Há 9 anos que diariamente me absorvem três horas .
Horas essas que são vividas com prazer . Entusiasmo . Alegria .

Ai !

 Originam-me uma tendinite . E tenho de que recorrer a tratamentos constantes para ultrapassar a situação .
Mas
A mente agradece .
A  leitura dos jornais. Revistas . O prazer em estar sempre atualizada .... O interesse pelos problemas do mundo de hoje .

TUDO DÁ A SUA CONTRIBUIÇÃO  PARA QUE EU  COM OS MEUS 85 ANOS

" NÃO ME SINTA MARGINALIZADA  NEM EXCLUÍDA .

" OS VELHOS NÃO SABEM O QUE FAZER COM AS SUAS VIDAS  "

Llosa diz .
" A velhice não tem que ser uma decadência. Sobretudo numa época em que a ciência evoluiu tanto . 
Ninguém tem que se considerar excluído . O que se passa é que as sociedades não estão preparadas  para suportar os velhos nem sabem o que fazer com eles . 
Encerram-nos em casas de retiro ( o mais terrível que lhes pode acontecer ) onde sentindo-se apartados e excluídos da vida , então esperam a morte 



ESPERAR A MORTE È O MAIS TRISTE QUE PODE ACONTECER A UM SER HUMANO

Sem comentários: