quarta-feira, 22 de maio de 2019

UM DOS MEUS ÍDOLOS

VAMOS FALAR DE JUVENTUDE ?
ÍDOLOS ?
REFERÊNCIAS, SIMPATIAS ....AMORES ?

SE OS TIVE ?

COMO NÃO OS TER ?

E ALGUNS FICARAM PARA SEMPRE PELA SUA FORÇA, CARISMA....ATRAÇÃO .


UM DELES , DESTACOU- SE POR REUNIR EM SI TODOS OS MEUS SONHOS DE ADOLESCENTE .

LINDO !
CULTO !
POETA !
ESCRITOR !
ATOR !

Quando chegou a Portugal, vindo do Brasil , arrasou !

Quem não o viu como o seu herói ?
O TAL COM QUE TODAS SONHAMOS ...

Não era um sonho !
EXISTIA !

Olhando ... sentíamos que nos via .
Os seus olhos azuis concentravam toda a magia do universo .
Se o meu marido , como seria natural , ficou crispado com tanto entusiasmo da minha parte ?
Não . Não ficou  ..
Porque o meu herói era de esquerda . Comunista convicto . Militante anti fascista a 100%.
Assim a simpatia enraizou e ainda  permanece .
Se chegamos a nos conhecer ?
Limitei-me a vê-lo  representar " Morte e vida severina " , a ler os seus poemas. A ouvir as suas canções .

- Com o tempo a fixação foi diminuindo ?
- De modo nenhum !
  O Xico continuou um ídolo !

Um dos meus ídolos preferidos .
Mais velho

Mas
Másculo !
Atraente !
Sedutor !

Ontem, aconteceu o inesperado .

O choque !
O espanto !
A mágoa !

Tendo-lhe sido atribuído o prémio Camões vimo-lo em palco e a incredulidade manifestou-se intensamente :



COMO É POSSÍVEL ?
Onde está o Xico lindo que 
protagonizou tantos dos meus sonhos ?





Os meus filhos , espantados com a minha desilusão, limitaram-se a dizer .

- Envelheceu !
  Tem 76 anos !
O que esperavas ?

Não 
Quem agradecia o  prémio não podia ser mais novo do que eu !
Quem eu via era um idoso praticamente centenário ...uma sombra do  atraente ator brasileiro com milhares de fans...por esse mundo fora...

Velho ?
Doente ?
A caminhar para o fim ....


FIQUEI TRISTE
ESTOU TRISTE 

Com ele foi parte da minha mocidade .
Dos entusiasmos maravilhosos que despertou na juventude de há 60 anos e que lamentavelmente se tornaram desilusões penosas .
Das noites em que o seguíamos , ouvindo as suas canções panfletárias com a PIDE no nosso alcance ...
Saudades de tudo 
Tudo o que nos encantou .
Até do que nos magoo  como injusto .

ONTEM
Envelheci .
Sinto que 85 anos é uma idade muito pesada.




SERÁ QUE CONSIGO AGUENTÁ-LA ?

ATÉ QUANDO ?

Sem comentários: