segunda-feira, 22 de abril de 2019

UM CONSELHO ÁS AVÓS


Sei que muitas das minhas seguidoras são avós . Muitas , conheço-as muito bem . Com algumas até mantenho relações de amizade bem antigas
Por isso, atrevo-me a dar-vos um conselho .
(Não gosto de me armar em sabichona mas a experiência de longa data está a dizer-me que devo falar-vos francamente)
Assim vou começar pelo principio:

Aqui há tempo tive um jantar a que forçosamente tive de comparecer .
Foi o aniversário -50 anos - do meu filho Carlos que se prolongou pela noite até tarde .
Se há acontecimento que eu deteste é deitar-me fora da minha hora e , como estava contrariada , refletia   esse estado de alma .
Estava aborrecida .
Triste !
Contrariada !
Na minha mesa a conversa era animada . Todos riam, conversavam , interagiam (como agora se diz )e , eu ,parecia hipnotizada .....
Calada.
Muda.
Assistia ..,,,.

Os meus netos , impressionados pois nunca tinham visto a avó tão silenciosa resolveram " proteger-me " e levaram a noite a  trazer-me  bebidas, salgadinhos, doces tudo o que imaginavam que me animaria . Até sangria ...que eu detesto !

A pergunta constante era :
"Avó, o que tem ?|"

Não aceitavam o nada, queridos e até foram dizer ao pai que a avó estava estranha ....

" A avó é assim ...
Detesta sair à noite "

Estou a introduzir a questão pois a certa altura uma das senhoras presentes ,resolveu atacar-me 

"Pode dizer-me o que faz aos seus netos para passarem a noite a mimá-la ?
Não a largam !
Qual a receita ?
Os meus nem me olham....
Se estou triste ...?
É-lhes indiferente ! "

( Aqui para nós o tom era irónico e zombeteiro ....)

Limitei-me a sorrir  e nada lhe respondi .


Porém houve várias peripécias que levaram a que hoje venha até às avós que me visitam , não propriamente aconselhá-las mas dar-lhes algumas dicas que considero importantes .
Aqui vão .

Lembrem-se que estamos no século XXI e muitos anos passaram desde a vossa adolescência .
Atualizem-se !
Evitem criticas radicais e sugestões que receberam e nessa altura até vos devem ter desagradado .

Uma :

-" Começaste a namorar !
   Acabaram as boas notas !"

Outra :

"Juizinho ! Os teus pais dã-te muita liberdade ...
Depois chegam as complicações ...."

"-Unhas azuis ?
  Que disparate !
 Horrível !"

Acreditem 

Não há jovem que aceite ...
O afastamento começa ...
Acaba por se instalar !

"A AVÓ É CHATA !"

Por favor .
Evitem chegar aí !

A avó é divertida .
Cúmplice 
Amiga 
Pronta a ajudar
Evita criticar .

AMOR E AUTORIDADE !
TERNURA E CERIMÓNIA !

Não se trata de estragar com mimos absurdos quem precisa de regras . Normas. Exemplos de dignidade e savoir vivre .

A avó deve ser um amparo.
Uma referência. 
Um farol .
Quando necessário ajuda .
 Aplaude .
Mas
Também critica . Esclarece. Põe os pontos nos iiis. 

A FRASE QUE OS MEUS NETOS BEM CONHECEM É .

SABEM ONDE A AVÓ MORA .
CASO NECESSITEM A AVÓ A PARTIR DAS DUAS ESTÀ EM CASA
SEMPRE !

SABEM ?

-ELES
APARECEM MUITAS VEZES !

Sem comentários: