segunda-feira, 8 de abril de 2019

CURIOSIDADES

LA RAZÓN !

Todos os dias me dedico á leitura deste jornal espanhol que apresenta sempre temas que me deliciam .
Ontem

"LOS COSTES DEL SEDENTARISMO "

Em Espanha calcula-se que 13,4% do total das mortes são consequência da inatividade física .
Acredito que em Portugal se passa o mesmo .

" Atualmente  as enfermidades derivadas da falta de atividade física e um comportamento sedentário são a quarta morte a nível mundial , estimando-se que o cardiovascular se converterá em 2030 na primeira causa de morte a nível mundial . Cientificamente está provado que uma vida ativa pode prevenir em 30% as cardiopatias esquémicas , o cancro do colon e da mama , 27% de diabetes e quase a totalidade da obesidade  "

Bem !
Fiquei assustada !
Vida sedentária ...não tenho .
Há 20 anos que às 9 horas da manhã estou na rua e até às 3 horas não paro .
Depois vem a sesta que todos recomendam e eu não dispenso
Mas
Depois das 5 , durante 3 horas estou sentada conversando convosco .
Serei sedentária ?
Estou a pensar no caso ..,.,.
Pois a partir das 20 horas até ás 23 vejo TV  e estou na minha maravilhosa cadeira ortopédica  
a levar uma massagem que me reconcilia com a vida .
Porque
EU MEREÇO !

Sem comentários: