sexta-feira, 26 de abril de 2019

SEM A MENOR HESITAÇÂO !

Nasci e vivi na cidade .
Lagos, no Algarve .
Filha única . Educação á medida . Tudo ok !
Vida burguesa . Muito respeitinho . Menina bem comportada que aos 11 anos foi interna para um Colégio- A Bafureira -  na Parede , porque se era BEM tinha que ficar Impecável !

Ficou?
Que ideia !

Os avós viviam em Bensafrim , a poucos quilómetros da cidade , e desde cedo as visitas( mais ou menos prolongadas),  tornaram -se uma paixão .

Que maravilha !
Um paraíso !
Tudo o que se pode desejar lá estava .
O céu na terra !

Uma  princesa ?
Uma adorada princesinha !

Mimada !
Adorada !

O que não tive nessa infância fabulosa ?

Recordo as estadias de dois ou três ( a minha mãe não permitia mais tempo...)

"E mesmo curtas estragam-na totalmente ...."

Os regressos contrariados com linguarejar totalmente diferente .

Casa de lavora , com inúmeros empregados e empregadas  que mantinham alegre convívio    era celestial fixar  as suas brincadeiras picantes , as suas graças marotas , o seu tagarelar brejeiro .

Repetia-o !
A minha mãe , escandalizada  ameaçava proibir de vez estas viagens que tanto me fascinavam .
O meu pai opinava .
"Se não a criticares, ela esquece-se ...."

Eis uma das canções que  "não esqueci ".

Já dormi na tua cama
Já o teu rosto beijei
Fiz-te muitas meiguices 
E
Outras coisas que eu cá sei ....

Recordo mais
Mas
"Talvez "
As considerassem impróprias ....

-O que aconteceu com esta camaradagem divertida que , na realidade, não era condenada pela minha família?

-Tornei-me vicentina .

 Palavrão ?
Que palavrão ?

Anedotas picantes ?

Sabia dezenas !
Centenas !
( Ainda as conto aos netos ...)

Nos passeios com OS AMIGOS  livrinhos brejeiros  acompanhavam .-nos . Comprava-os com antecedência...

Se ríamos ?
Até às lágrimas ...

Cheguei , finalmente , ao episódio que mereceu  tão longa introdução .

Trata-se de um livro que comprei no Domingo de Páscoa, no Corte Inglês.

(O meu neto António tinha-lhe  feito referências elogiosas ( uma sua amiga adorara-o ) .

Proporcionou-se !
Comprei-o !

A minha amiga Gigi riu-se e perguntou .

- FOI CAPAZ ?

- SEM A MENOR HESITAÇÃO !

EI-LO !

Sem comentários: