domingo, 14 de agosto de 2011

"CAMPEÕES SEM IDADE NEM SEGREDOS "

" CAMPEÕES SEM IDADE NEM SEGREDOS ".
Olga Kotelko, com 92 anos , foi uma das mais velhas em competição nos Mundiais masters de atletismo deste ano nos EUA. A canadiana regressou a casa com dez medalhas de ouro, a juntar a uma vasta colecção que totaliza mais de 600 ." Já perdi a conta aos recordes mundiais que bati", confessava numa entrevista recente à emissora britânica BBC.
Kotelko é um exemplo emblemático de pessoas idosas que praticam desporto competitivo. Mas há outros, como é o caso de Ugo Sansonetti, italiano de 92 anos .Em  comum têm a paixão pela prática desportiva - e a dificuldade em explicar às pessoas como conseguem fazer o que fazem.
"Quando participo numa prova, em qualquer parte do mundo, há sempre um médico que me pede para estudar o meu organismo. Tenho três segredos , se quisermos chamar assim  : o sprint, a capacidade de recuperar rapidamente do esforço e meio litro de leite fresco que bebo todos os dias ,"enumerava Sansonetti em entrevista ao La Repubblica.
As pessoas  perguntam-me o que faço, o que como, como durmo. Como é que consigo continuar a fazer o que faço , se tenho algum segredo ,"diz Kotelko. "Não tenho segredo . Faço aquilo que gosto , por isso sou o que sou, explicou a canadiana, que em Sacramento venceu provas como 100 e 200 metros, salto em comprimento e altura , lançamento do peso, dardo, disco  e martelo :
"Adoro competir. E adoro ganhar ".
........................................
GRANDE MÁXIMA:
ADORO COMPETIR!
ADORO GANHAR!
Esta é , seguramente, a chave do êxito.
O segredo está aqui
 SOU O QUE SOU , PORQUE QUERO E GOSTO.
E vou continuar a ser assim.

Sem comentários: