segunda-feira, 22 de agosto de 2011
BUSCA DE VALORES
Nunca como nos últimos tempos se ouviu falar tanto em valores.
Os valores da esquerda.
Os valores religiosos.
(A direita parece que não tem valores.)
Identifica-se com os religiosos ( ? )
.....................
Acerca do tema há muita confusão e pouca clareza.
Em Filosofia estuda-se a ÉTICA / OS VALORES.
Aprende-se que KANT apresenta na sua Moral Prática algumas teorias que não são pertença da tal esquerda , nem dos valores religiosos. Mas que são merecedores de toda a nossa atenção.
Inspirou-nos sempre o seu imperativo categórico
Age de tal maneira que uses a humanidade , tanto na tua pessoa com na pessoa de qualquer outro , sempre e simultâneamente como fim e nunca como meio.
Kant e Freud foram os nossos grandes orientadores que independentemente da política ou da religião nos ajudaram a criar as normas de conduta que achamos "ideais "para desempenhar os diferentes "papeis " que a vida nos atribuiu - (mulher, professora, mãe, avó, amiga, confidente ).
KANT E FREUD
Acreditem
COM ELES APRENDE-SE MUITO.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Mas tiveram os ministérios da educação interessados em abrir horizontes? Quais as escolhas e valores dos homens e mulheres de 40 anos? Mesmo agora procurava um programa, e em três canais estavam a dar bola. São 23h:3 canais estão a dar telenovelas, um fala na líbia, outro, filme de terror. Que esperar disto tudo? E estamos nisto desde 1928, tive esperança, mas já se diluiu, temos liberdade, mas será que somos e sabemos ser livres? Ontem fui fazer umas compras a uma grande empresa, conversa atrás de conversa, lá ouvi desabafos de quem tem medo de ter opiniões. Neste momento não se tem medo da PIDE, mas tem-se medo de se perder o emprego. Quem está ganho para ler: KANT, FREUD E OUTROS DO GENERO? Linda
Enviar um comentário