sexta-feira, 12 de agosto de 2011

25% das mulheres não faz exame à mama !

É incrível mas é verdade.
Em Portugal ainda há 25% de mulheres que não realiza exame à mama.
A esmagadora maioria das mulheres (98%) considera que os exames de rastreio do cancro da mama são importantes. Porém, um quarto das inquiridas que está em idade considerada de risco ( 45 e 54 anos ), nunca realizou qualquer exame deste tipo. A conclusão é de um estudo em que participaram 500 mulheres.Os dados mostram que 55% das inquiridas entre os 25 e 34 anos e 30% entre os 35 e 44 anos nunca realizaram qualquer exame de detecção precoce do cancro da mama. A razão mais apontada é considerarem que não estão na idade de risco (41 % ), seguida por o médico nunca o ter recomendado (32% ).
Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 4500 novos casos e 1509 mulheres morrem   com esta doença

MINHAS AMIGAS
NÃO HÁ JUSTIFICAÇÃO PARA NÃO REALIZARMOS NA ALTURA DEVIDA OS EXAMES DE ROTINA NECESSÁRIOS À NOSSA SAÚDE.
ESSE ACTO SÓ DENOTA IGNORÂNCIA E DESLEIXO. SE O MÉDICO NÃO ACONSELHA O EXAME DEVEMOS RECLAMAR E FAZÊ-LO.
SEMPRE!

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade que se deve fazer o exame todos os meses. Uma vez disse ao meu médico: Que pena não haver um consultório de apalpação. Eu não gosto de fazer e é com sacrifício que lá vou fazendo. Não é muito lógica esta minha atitude, mas que para mim é dificil, lá isso é. Linda