sábado, 16 de abril de 2011

PORTUGAL / EUA - com as devidas ...proporções

Hoje, após o nosso pequeno almoço divinal - absolutamente biológico - separámo-nos, porque a avó não gosta de fazer compras acompanhada, - e foi o delírio no Macy´s - os maiores armazéns do mundo.
Sempre gostámos de os visitar, mas hoje foi um prazer inigualável . Sim!  Enquanto o Lord and Taylor  e o Saks, estagnaram, o Macy´s estão fulgurantes. Uma verdadeira loucura! Era o dia do  homem , e a maior parte dos artigos apresentava reduções fabulosas - entre os 30 a 75% .Vimos pessoas comprarem 10 camisas do Ralph Lauren....  Nós, modestamente, escolhemos para o husband e  para o sun , duas camisas e duas gravatas no total de  50 dólares o que , em Portugal seria o  preço apenas duma gravata no C. Inglês. Mas, para não fazermos asneira, não passámos do rez do chão. Na segunda -feira , continuará a visita, que se destinará às netas e à anciã. Tão longe de Portugal, que  parece, visto a esta distância, um país anacrónico , ao qual é com tristeza que regressaremos.
Recordamos Antero de Quental, e repetimos as suas palavras , que sendo do sec. XIX, são de hoje - "  Portugal estagnou, a expansão está na origem do seu declínio e não se vislumbram possibilidades de arranque  ....Mas , pensamos também em Almeida Garret - apesar de tudo , vou pegar no meu bordão de pergrino e continuar a viajar na minha terra.
Nós faremos o mesmo mas , temos que dizer :
-"Que pena!
   Como é triste o estado a que Portugal chegou!
   E, que nos desculpem, mas a culpa não foi só da      CRISE .
   Quando das eleições legislativas , Manuela Ferreira Leite alertou repetidamente o que nos esperava
    futuramente.
   As suas previsões péssimistas foram ultrapassadas pela realidade que se nos depara.
   Será que estamos a aprender com os êrros cometidos   (e não assumidos )?
   NÃO ESTAMOS. NÃO|
 Viram o que se passou no tal Congresso do PS ?
Um Comíco à maneira!
A culpa foi da CRISE!
Viva Sócrates!
Viva!

   

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sou mais Almeida Garret, e se puder pegar no bordão e poder dar uma bordoada nos responsáveis do estado a que chegou este deste país. Ferreira leite avisou e muito bem, mas outros fizeram esses avisos e disseram: que a partir de 1995 o cerco iria apertar. O cerco está feito e não há inocentes nesta crise de Portugal. Porque a nível internacional, inocentes também não há, e nós sabemos onde e quem provocou a crise. Ganância e os governos deixarem-se manobrar por um capitalismo selvagem. Palavras de Mário Soares, só que já acordou tarde para uma coisa que estava presente, na frente dos nossos olhos. Linda