sábado, 30 de abril de 2011

UMA SENHORA DE BEM !



Fisioterapia.
( A Clínica onde se encontra meia Lisboa   -  Mário Soares e toda a sua família, Manuel Alegre e mulher, Jorge Sampaio, Edmundo Pedro, Maria Cavaco Silva, Artur Almada e Melo.....Não há quem não tenha problemas de ossos e articulações e  como melhor solução recorra à Clínica da Dra Rosa.
Foi lá que a conheci há , talvez, 20 anos.
Simpatizámos uma com a outra e passámos a conversar enquanto esperavamos a nossa vez. - Isto passou-se antes da nossa ida para o Holmes Place. ( Há, portanto mais de 10 anos ).
Como descrevê-la?
Uma senhora. Uma verdadeira senhora.
Idade ?   - Talvez 60...........
Aparência? - Óptima! - Bonita,cuidada, calma, falando baixinho, elegante, peso certo, maquillagem discreta, preferência dada a tons neutros. Um encanto de senhora ! Um encanto!
- Dra Helena, pode entrar.
- Até qualquer dia. Gostei de a ver .
E , assim os nossos caminhos se cruzaram.
Mas , afinal, quem é esta Dra. Helena, sempre igual, caladinha e discreta , que desliza entre nós e da qual nada sabemos ?
Ah! A senhora é viúva dum médico. Licenciada em Ciências. Vive numa vivenda enorme com uma filha ( médica, mas muito problemática ) na Av. do Aeroporto. Tem uma casa em Cascais , onde permanecem no Verão. Vai e vem de táxi. Às vezes a filha vem buscá-la. Anda sempre silenciosa e triste....... 
- Antigamente viajava muito, com o meu marido, quando ele podia,  claro. Desde que  morreu perdi o gosto por tudo. Era o meu companheiro. Mais velho, sabe ? Deixei de sair, de ter amigos. Praticamente só o tinha a ele. Perdi-o. Fiquei só. Limito-me a vir à Dra Rosa. Faz-me bem ! Sempre  vejo pessoas. Ajuda a "mexer-me ". E trato das articulações . Tenho uma existência muito solitária! Nada para fazer ! Muito triste ! Vivo muito só! Não , a minha filha já está perto dos 40, mas não pensa casar. Nunca namorou . Tem um feitio muito difícil!
- Sabe ? Gosto muito de a ver! De falar consigo. Está sempre tão feliz!
 E tem netinhos. Quatro, não é ?
 Eu nem essa alegria terei....
 Ouvi-a dizer que tem um pedómetro. Achei tanta graça ! Pedi á minha filha para me comprar um e farei como me aconselhou há dias - Quando terminar os tratamentos regresso a casa a pé e contarei os passos .Tão divertido !
 Gostava tanto de ser sua amiga! Fiquei incrédula de a ouvir dizer que andou sózinha em NY!!!!
- Helena, vamos, a partir de hoje , cultivar a nossa amizade. Mas , tem que ajudar-me, para se ajudar a si.
Ok?

Que tal fazer voluntariado ?
Banco Alimentar contra a fome, por exemplo?
A obra de Isabel Jonet não  a fascina?

 Que tal matricular-se no Holmes Place ?
 Que tal " navegar " na Internet?
 Que tal viajar , se não tem coragem para ir só, há grupos organizados de elevado  nível cultural em que
  pode inscrever-se. E parta , cheia de alegria .Verá que se habitua depressa.
  Que tal começar a pensar em arranjar um namorado ? Porque não ?
 Que tal começar a viver ?
  Que tal deixar de ser a linda menina de laço nos caracóis que parou de crescer ?

A vida está á sua espera.
Não a faça esperar mais.
Deixe de ser uma senhora de bem e procure tornar-se uma mulher feliz.
.................................................................
ESTAS SÃO AS PALAVRAS QUE LHE DIREI.
E, CREIO  QUE ELA ESTÁ DESEJOSA DE AS OUVIR
Estamos no século XXI.
Não estamos?
Caridade  -  amar o próximo / ajudar os outros






1 comentário:

Anónimo disse...

Parecida comigo na parte de não ser capaz de dar o salto, romper com as amarras invisíveis que nos cercam. Andar só, que ideia? Andar só, só com destino programado. Linda