sexta-feira, 8 de abril de 2011

" LEVAR A ÁGUA AO SEU MOÍNHO ".

Nos últimos dias ouviu-se muito a expressão : - Levar a água ao seu moínho.- Sócrates quer levar a água ao seu moínho-....Sócrates não desiste de levar a àgua ao seu moínho....
Palavras sábias! Quem não gosta de levar a água ao seu moínho? Bem tentamos , mas às vezes  não conseguimos . Há obstáculos tão difíceis de ultrapassar que só nos  resta a rendição. Deve ser este o sentimento actual do Primeiro-Ministro.....
Pois fiquem a saber uma coisa :
- Hoje é o dia dos moínhos  - engenhos que funcionam de forma tradicional, com um moleiro a produzir para determinado mercado.
Há 30 moínhos ainda em actividade
Sabem como eles apareceram entre nós ?
- "Foram introduzidos pelos romanos e difundiram-se em larga escala quando da expansão deas áreas agrícolas. Os mais frequentes são de roda horizontal (azenhas ).
O segredo está no declive da água que os acciona e que faz girar o moínho. A água é recolhida através de um açude tosco e conduzida por entre telhas de levadas , talhadas na margem ou encaneladas....."
Moínhos ?
Uma velha paixão. Tão grande que até houve um projecto, ( abandonado por não ser exequível  ) de adaptação dum dos nossos moínhos a habitação...
O murmurar da água é como um mantra : repete algo que nos acalma mas que , ao mesmo tempo, nos arrasta para margens distantes onde a beleza reina e tudo é possível.
Em tempos adorámos moínhos. Actualmente achamos que eles fazem parte da nossa paisagem e , não devem ser , de modo nenhum, alienados.

  

1 comentário:

Anónimo disse...

Por mim tento levar a água ao meu moinho. Rendição, nunca em tempo algum. Linda